Ferramenta que alia soluções para gerir cidades é lançada no Congresso de Prefeitos

A tecnologia tem sido o caminho para a transformação das realidades, inclusive na gestão pública. O Innova City é mais um passo nesse sentido. A ferramenta que une soluções para facilitar a fiscalização de processos de gestão municipal e de obras, tributos e trânsito foi anunciada durante o Congresso de Prefeitos, que ocorre junto com a Expo Fecam, entre os dias 11 e 14 de junho, no CentroSul, em Florianópolis (SC). Desenvolvido pela Softplan, uma das principais empresas de software de Santa Catarina, o Innova City usa novas tecnologias, como a inteligência artificial, para ajudar as prefeituras e os gestores públicos a reduzir as despesas, otimizar processos e tornar a gestão das cidades mais inteligentes.

A solução abarca três áreas principais: trânsito, tributos e posturas municipais e obras. No quesito de trânsito, faz a gestão da fiscalização de ponta a ponta, identificando veículos com irregularidades por meio do uso de câmeras conectadas ao sistema e tornando todo o processo de fiscalização digital, inclusive o de gestão de recursos e defesa de multas. No quesito de tributos, a solução utiliza a tecnologia de inteligência artificial para a análise de dados, o que aumenta a eficácia do processo de fiscalização e diminui as despesas, facilitando o controle e a constatação de irregularidades. Outra solução integrante do Innova City oferece apoio para a fiscalização das normas da cidade como, por exemplo, os cuidados relacionados aos contribuintes referentes à manutenção de terrenos baldios e à preservação de calçadas, facilitando o trabalho dos fiscais, que podem ter informações atualizadas em tempo real sobre as ocorrências e sugestão de rotas para fiscalização de denúncias de forma inteligente.

Na prática, as soluções integrantes do Innova City ajudam a combater irregularidades em diversas etapas da gestão municipal e auxiliam para que o contribuinte acompanhe as informações e os processos relacionados à prefeitura, tornando as cidades mais inteligentes e conectadas. “Procuramos resolver problemas reais, com o uso da tecnologia. Isso faz com que possamos identificar oportunidades de produtos que vão facilitar, de maneira criativa e eficaz, o dia a dia da população”, destaca o gerente de produto e inovação da Unidade de Gestão Pública da Softplan, Rodrigo Bianchetti.

O Innova City já vem sendo implantado pela Prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, que adotou a solução da vertical de posturas municipais, obras e tributos. A ferramenta se une a um leque de soluções desenvolvidas pela Softplan nos setores de Gestão Pública, Justiça, Saúde e Indústria da Construção. “Nossa estratégia de crescimento apoiada na inovação tem como objetivo diversificar o portfólio de soluções e promover a transformação digital no governo, apoiando o gestor público e facilitando a vida do cidadão”, resume um dos sócio-fundadores e diretor da Unidade de Gestão Pública da Softplan, Moacir Marafon.

Uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, a Softplan conta com 1.500 colaboradores. Atua há 27 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn