Ferramentas para o pequeno empreendedor

Pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) destacou que de cada 10 brasileiros adultos, quase quatro têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma. Mas os obstáculos no caminho de quem busca abrir o próprio negócio são muitos, passando pela burocracia, pelas dificuldades de administração e pelas restrições financeiras. Algumas ferramentas tecnológicas, no entanto, podem ser boas aliadas dos empreendedores.

Criador de sites

Ter uma loja virtual é um meio para alcançar um universo de novos clientes. E a estratégia não significa, necessariamente, um grande investimento. Há meios de lançar um novo domínio sem precisar investir muitos recursos. A HostGator, uma das principais empresas de soluções para presença online no mundo, lançou o Criador de Sites.

A ferramenta possibilita a fácil criação de websites, blogs e lojas virtuais, e é destinada a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. A solução é intuitiva, fácil de usar, e disponibiliza mais de 200 templates que são responsivos. Assim, a loja virtual estará adaptada para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A ferramenta tem até um banco próprio de imagens.

Página Fácil

A ferramenta da HostGator poderá otimizar bastante o trabalho daqueles que ainda não têm um site ou estão criando um. Trata-se de um recurso que coloca uma página temporária no ar em segundos. Nos quatro primeiros meses de uso, já foram mais de 4.751 ativações. O Página Fácil atende à necessidade de quem não tem tempo: ao ativar um plano de hospedagem, é possível criar uma presença online em poucos passos.

O Página Fácil pode ser usado enquanto o site definitivo ainda não fica pronto, por exemplo. Com o recurso, é possível colocar no ar informações como nome da empresa, descrição, endereço, telefone e formulário para contato, além de links para as redes sociais. Não é necessário conhecimento específico de programação ou termos técnicos como FTP.

Gestão financeira

Tão importante quanto desenvolver um site atrativo e funcional é administrar de forma eficiente as finanças do negócio. Pode parecer simples para médias e grandes empresas, mas no caso dos MEIs e de pequenos negócios, ter o apoio da tecnologia pode ser a diferença entre a organização e o caos no fluxo de caixa.

A fintech catarinense Asaas desenvolveu uma plataforma completa para a gestão financeira, que além de permitir a geração de boletos e a emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e), pode ser controlada de qualquer dispositivo conectado à Internet. Para utilizá-la não é preciso banco: ao abrir uma conta, os MEIs podem solicitar um cartão de crédito pré-pago que ajuda a concentrar as despesas de operação da empresa e controlar os gastos.

Cobrança

O ano de 2017 foi o primeiro na história mundial em que o volume das transações por meio de cartões de crédito e débito superaram os pagamentos em dinheiro: foram US$ 23,3 trilhões contra uma queda de 1% na movimentação de cédulas. É por isso que para os MEIs e pequenos empreendedores, oferecer aos clientes a possibilidade de pagamento com o plástico é fundamental para aumentar as vendas. Para isso, não é preciso mais alugar ou comprar um dispositivo POS – as populares maquininhas de cartão.

O aplicativo de celular da Asaas permite ler as informações financeiras do consumidor e descontar o valor, que entra automaticamente na conta do empreendedor. O app está disponível para Android e iOS.

Facebook
Twitter
LinkedIn