Ferramentas tecnológicas que ajudam o pequeno empreendedor

Nuvem armazenando informação, emails e dados, representando o cloud computing

Pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) destacou que de cada 10 brasileiros adultos, quase quatro têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma. Mas os obstáculos no caminho de quem busca abrir o próprio negócio são muitos, passando pela burocracia, pelas dificuldades de administração e pelas restrições financeiras. Algumas ferramentas tecnológicas, no entanto, podem ser boas aliadas dos empreendedores, seja para tornar os processos mais ágeis ou mais viáveis economicamente.

Criador de sites

Ter uma loja virtual é um meio para alcançar um universo de novos clientes. E a estratégia não significa, necessariamente, um grande investimento. Há meios de lançar um novo domínio sem precisar investir muitos recursos. A HostGator, uma das principais empresas de soluções para presença online no mundo, lançou o Criador de Sites. A ferramenta possibilita a fácil criação de websites, blogs e lojas virtuais, e é destinada a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. A solução é intuitiva, fácil de usar, e disponibiliza mais de 200 templates que são responsivos. Assim, a loja virtual estará adaptada para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A ferramenta tem até um banco próprio de imagens.

Página Fácil

A ferramenta da HostGator poderá otimizar bastante o trabalho daqueles que ainda não têm um site ou estão criando um. Trata-se de um recurso que coloca uma página temporária no ar em segundos. Nos quatro primeiros meses de uso, já foram mais de 4.751 ativações. O Página Fácil atende à necessidade de quem não tem tempo a perder: ao ativar um plano de hospedagem, é possível criar uma presença online em poucos passos. O Página Fácil pode ser usado enquanto o site definitivo ainda não fica pronto, por exemplo. Com o recurso, é possível colocar no ar informações como nome da empresa, descrição, endereço, telefone e formulário para contato, além de links para as redes sociais. Não é necessário nenhum conhecimento específico de programação ou termos técnicos como FTP, por exemplo.

Plataforma de gestão financeira

Tão importante quanto desenvolver um site atrativo e funcional é administrar de forma eficiente as finanças do negócio. A tarefa pode parecer simples para médias e grandes empresas, mas no caso dos microempreendedores individuais (MEIs) e de pequenos negócios, ter o apoio da tecnologia pode ser a diferença entre a organização e o caos no fluxo de caixa. A fintech catarinense Asaas desenvolveu uma plataforma completa para a gestão financeira, que além de permitir a geração de boletos e a emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e), pode ser controlada a partir de qualquer celular, tablet ou dispositivo conectado à internet. Para utilizá-la não é preciso sequer ter conta em banco: ao abrir uma conta, os MEIs podem solicitar um cartão de crédito pré-pago que ajuda a concentrar as despesas de operação da empresa e controlar os gastos.

Aplicativo para cobrança

O ano de 2017 foi o primeiro na história mundial em que o volume das transações por meio de cartões de crédito e débito superaram os pagamentos em dinheiro: foram US$ 23,3 trilhões contra uma queda de 1% na movimentação de cédulas. É por isso que para os MEIs e pequenos empreendedores, oferecer aos clientes a possibilidade de pagamento com o plástico é fundamental para aumentar as vendas. Para isso, não é preciso mais alugar ou comprar um dispositivo POS — as populares maquininhas de cartão. O aplicativo de celular da Asaas permite ler as informações financeiras do consumidor e descontar o valor, que entra automaticamente na conta do empreendedor. O app está disponível para Android e iOS.

Facebook
Twitter
LinkedIn