A “bússola do futuro” para empreendedores

Voltar para o passado com um bilhete premiado, apostar na loteria, ganhar uma bolada e nunca mais se preocupar com dinheiro na vida (em qualquer lugar do espaço-tempo): ficção científica pura. Não quer dizer, entretanto, que não seja possível “enxergar” o futuro e – por que não? – empreender com base nas tendências. Com base em pesquisas, números e vertentes, o Sebrae/PR lançou o Guia de Tendências para Pequenos Negócios – 2020/2021. É gratuito e está disponível para download aqui.

São 35 páginas com as principais apostas de especialistas para os próximos anos, pautadas pela análise de diversos relatórios de empresas internacionais especializadas em estudos de tendências. Por exemplo, enquanto muitos falam que, cada vez mais, não conseguimos viver sem o celular, o Guia do Sebrae/PR aponta: os smartphones estão com os dias contados. Por outro lado, os e-sports – esportes eletrônicos: alguns até podem torcer o nariz, mas os tempos mudaram, joguinhos passaram a ser coisa de gente grande e o segmento apresenta um enorme potencial para o empreendedorismo.

Da domesticação de robôs às moedas invisíveis; da disputa tecnologia versus emprego ao futuro das redes sociais, o documento faz projeções sobre comportamentos de consumo e de relações no ambiente empresarial – e como isso pode criar oportunidades de negócio para as micro e pequenas empresas paranaenses.

“Apesar de sua concretude nunca poder ser garantida (afinal, ninguém é verdadeiramente capaz de adivinhar o futuro), esses estudos ainda são uma ferramenta poderosa, podendo ser de grande ajuda para o mercado e, até mesmo, para a humanidade. Podem, inclusive, ser o grande diferencial no desenvolvimento de estratégias das empresas, colocando-as um passo à frente e antecipando-as quanto a possíveis problemas ou comportamentos ‘inesperados’ dos consumidores; assim como pode, ainda, ajudá-las a compreender as proporções de seus impactos e demais responsabilidades diante da sociedade e do planeta”, apresenta um trecho do Guia.

O Guia

Estruturado em quatro grandes temas – Re-Humanização Globalizada; Conexão de Tudo; Vivenciando Experiências; e Gestão Inteligente – o guia do Sebrae/PR se debruça sobre uma série de microtendências, de forma clara e objetiva, e trazendo em cada uma delas pontos de reflexão para os empreendedores.

“Os estudos de tendências são capazes de ampliar a nossa visão, tornando-a muito mais holística, e de modo que podemos assimilar com mais precisão os atuais contextos globais”, explica o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck. Com a publicação, é possível compreender diversos insights sobre o que a sociedade anseia ou necessita no momento, podendo ser crucial para as tomadas de decisões nos negócios.

Com o material acompanha uma ferramenta que oferece uma reflexão sobre como se encaixar com as atuais macrotendências e também um posterior plano de ação para botar as ideias em prática.

“Por meio de exercícios, o empreendedor pode avaliar a aplicabilidade das tendências no seu negócio, de que forma pode trabalhá-las ou, se já trabalha, como melhorar o processo, de acordo com a sua condição. Além disso, quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Sebrae/PR por meio do telefone 0800 570 0800 ou marcar uma consultoria presencial”, finaliza Reck.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn