Fintech dobra de tamanho e conta com o apoio da Mandic Cloud para gerenciar ambiente na nuvem

Há pouco menos de um ano, a KOIN, fintech de meios de pagamento que viabiliza compras no boleto parcelado, viu sua equipe de 35 funcionários dar um salto para 70 pessoas e todas as áreas da empresa enfrentarem o mesmo desafio: suportar a estratégia de crescimento com o uso de tecnologia e inteligência de mercado. Para isso, foi necessário rever processos internos e investir em um projeto de automação dos ambientes gerenciados na nuvem da Amazon Web Services (AWS). “Contamos com o apoio de profissionais altamente capacitados da Mandic Cloud Solutions para seguir com o plano de ser o meio de pagamento mais simples, rápido e seguro do mercado”, afirma Marcos Mello, gestor de TI da KOIN.

O principal impacto do trabalho iniciado em outubro de 2018 pela empresa especializada em gestão de cloud corporativo, Mandic Cloud Solutions, foi entregar uma infraestrutura totalmente flexível, segura e escalável que atendesse à nova etapa de amadurecimento da cultura digital da empresa que completou seis anos. “Nós ‘desburocratizamos’ alguns processos da KOIN para ajudá-la a fornecer uma boa experiência na interface com a plataforma que é apresentada ao cliente final”, explica o scrum master Mauricio Nakabayashi da Mandic Cloud.

Para o executivo Marcos Mello, a análise do ambiente de TI, a consultoria e as estratégias de Devops implementadas ao longo do projeto já se converteram em benefícios para o negócio. “Observamos uma melhoria do tempo de resposta durante a análise de crédito que fazemos com nossos clientes que agora é de quatro segundos, além da diminuição no tempo para criação de novos ambientes, que era de até uma semana e agora pode ser feito em até quatro horas, e a realização de deploys, processo que envolve as definições sobre o lugar em que ficará determinada aplicação, que acontece em segundos sem a intervenção manual”, esclarece.

O projeto, que já teve a primeira fase concluída com a utilização de ferramentas como Terraform e Ansible para automação dos ambientes na nuvem e Jenkins e Maven para automação de deploys, está na segunda etapa que deverá ser concluída ainda neste mês de março. “Seguimos um fluxo contínuo de entregas, baseado em um modelo de desenvolvimento que permite fazer implantações rápidas e constantes, sempre que necessário, alinhados a uma gestão ágil”, diz Nakabayashi.

No total, foram necessários o envolvimento de 10 profissionais, sendo 4 do time interno da KOIN e os demais especialistas da Mandic Cloud que atuaram direta e indiretamente em equipes técnicas e de negócios, organizados por funções multidisciplinares e autônomas para arquitetar, implantar, gerenciar e operacionalizar o projeto. “A parceria com a Mandic Cloud vai além, pois a empresa nos ajudou trazendo conhecimento técnico sobre as melhores práticas de mercado, além de termos participado de tech talks para troca de experiências com os profissionais da empresa”, complementa Mello.

Atualmente, a KOIN possui uma base de 250 mil clientes e já realizou mais de 500 mil transações desde que foi criada. Em janeiro de 2018, a fintech recebeu um aporte no valor de R$ 15 milhões da Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial.

Sobre a KOIN

A KOIN é uma fintech que oferece crédito instantâneo ao consumidor para compras via boleto parcelado. Hoje, a empresa atua em todos os canais de vendas (televendas, lojas físicas e virtuais). A fintech tem a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, como um de seus investidores. Desde o seu lançamento, já realizou mais de 500 mil transações. Lojas virtuais como Melissa, Grendene, Fator 5, Multilaser e Vizcaya disponibilizam a opção de pagamento KOIN. No segmento turístico, a KOIN tem parceria com Viajanet, Agaxtur, entre outras grandes operadoras.

Sobre a Mandic Cloud Solutions

A Mandic Cloud é líder brasileira na gestão de ambientes em nuvem corporativa (pública, híbrida e privada) oferecendo soluções de computação em nuvem em cloud própria, baseada em OpenStack e VMWare, além da principal nuvem pública de hiperescala do mundo: a AWS, com gerenciamento e serviços profissionais em cloud com suporte especializado 24×7, em português. São diversos segmentos e soluções entregues para empresas em sua jornada para cultura digital com o uso de tecnologia cloud: da arquitetura, implantação/migração, gerenciamento na nuvem à automação em DevOps, Engenharia de Dados, Cultura Digital, entre outras soluções exclusivas para o mercado corporativo. Saiba mais em www.mandic.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn