Fintech possibilita gerenciar recebimentos sem burocracia

A forma com que o brasileiro lida com a tecnologia vem mudando, inclusive com os serviços financeiros que vem ganhando força quando o assunto é pagamento online.

Para isso, as fintechs vêm investindo cada vez mais para atender profissionais como MEIs, PMEs, franqueadores de microfranquia, e inclusive autônomos. É o caso da Cobre Fácil, startup de serviços financeiros que oferece serviços como emissão de boletos e carnês através de uma plataforma online única independente de banco, com valores bem acessíveis.

E devido toda essa praticidade, não é necessário ir até o banco para resolver as questões financeiras do seu negócio, pelo contrário, o intuito da fintech é exatamente atender os desbancarizados. “Nosso objetivo é que os clientes evitem grandes filas nas instituições financeiras, além da burocracia de ter que ir até uma agência para fazer um contrato para cada serviço e ainda correr o risco de não ser aprovado. A Cobre Fácil permite que o profissional tenha os serviços em um único lugar. Basta ter um cadastro no site da startup e um celular conectado a internet”, explica Paulo Henrique, CEO e co-founder da Cobre Fácil.

Emissão de Carnê

Paulo Henrique pontua que o uso do carnê está concentrado principalmente em escolas, clínicas odontológicas, instituições que recebem doações e negócios onde existe uma venda com grandes números de parcelas ou contratos mais extensos, onde a grande facilidade está na gestão, uma vez que o carnê não é apenas uma forma de impressão do boleto e, sim, um compromisso total de uma venda ou serviço prestado.

“Todo carnê tem um número individual e na listagem de todos os carnês é possível você analisar de forma muito rápida e fácil informações como valor total; valor da parcela; data de vencimento da primeira e da última parcela; quantas parcelas foram pagas, quantas estão em atraso e quantas foram canceladas, além do valor já liquidado do carnê”, diz.

Facilidade para MEIs e PMEs

O uso de fintechs de serviços financeiros direcionados aos MEIs e PMEs oferecem duas grandes vantagens: A mobilidade, por permitir que o profissional consiga emitir uma cobrança em qualquer lugar através apenas do celular, além de também acessar informações para verificar quem pagou ou não o boleto.

A outra vantagem é a automação de processos que faz com que esse mesmo profissional ganhe produtividade, uma vez que processos que antes deveria ser realizado manualmente todos os meses ele passa a ser automatizado, como por exemplo, um contador ou uma agência que precisa receber mensalidades.

“O uso de tecnologia veio para facilitar cada vez mais a vida das pessoas, inclusive dos pequenos empresários, pois no banco é necessário fazer manualmente todos os meses os boletos, já na Cobre Fácil o profissional cadastra uma mensalidade e o sistema faz o resto tudo sozinho e já incluso todos os meses. Trata-se de uma forma prática e ágil, já que isso são os fatores mais procurados pelas pessoas devido a correria do dia a dia”, afirma.

Para criar um carnê é muito simples: No site, o profissional acessa a área “carnê”, clica em “novo carnê”, escolhe o cliente, o valor, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento. Pronto! Serviço finalizado.

Com isso, a plataforma possibilita diminuir a inadimplência e ainda gerar redução de custos, já que as tarifas são outro grande diferencial da Cobre Fácil, pois o cliente paga apenas o valor de R$4,90 quando o boleto for liquidado, evitando custos na emissão, baixa ou cancelamento do carnê, e ainda é possível transferir o recebimento para uma conta jurídica, pessoal ou poupança. Já nas instituições financeiras esse valor final pode chegar até mais que R$20 por título, além de outras taxas como liquidação, baixa manual e protesto, ou seja, uma economia de mais de 70%.

“Nosso objetivo é levar um serviço ao cliente com o intuito de desburocratizar, sendo que essa pequena taxa paga pelo profissional, uma das menores do mercado, permite ainda alertas de cobranças por e-mail, emissão de segunda via, personalização de faturas, entre outras funcionalidades. Outro fator positivo é que conforme a quantidade de boletos emitidos por cada usuário o valor poderá diminuir gradativamente”, explica Paulo Henrique, que acrescenta ainda que há cases de clientes que reduziram a inadimplência em mais de 30% após o uso da plataforma.

Crescimento acelerado

As fintechs (junção de tecnologia e finanças) surgiu nos Estados Unidos e Europa em 2008, mas somente em 2016 as startups caíram na graça dos brasileiros devido as inúmeras opções de soluções rápidas, que unem a praticidade e taxas baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras.

Segundo dados apontados pela ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), das 350 fintechs associadas, 23% atuam por meio de pagamentos; 18% correspondem ao Crédito; 16%, Controle financeiro; 12%, Seguros; 9% Crowdfunding; 8% Negociação de dívidas; 8% Investimentos; 3% Criptomoedas; 2,8% Câmbio e, 0,2% outros segmentos.

De acordo com Paulo Henrique, a procura por esses serviços cresce em média 25% ao mês, e a expectativa é manter esse crescimento de 8% a 20% ao mês, conforme for aprimorando os serviços da Cobre Fácil.

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