Foi demitido na pandemia? E agora?

Neste momento delicado de pandemia, muitas empresas tiveram que reduzir custos ou até fechar as portas, consequentemente muitos perderam seus empregos.

É importante que o trabalhador agora reveja todas as realizações e trace um novo plano para continuar. Sabe-se que após uma demissão, o desempregado passa por três fases:

1)  Choque – Por que Eu? O que eu fiz? Onde errei? Me dediquei tanto é agora é isso? Como assim?

2)   Aceitação – Estou fora então devo procurar me preparar para este novo cenário.

3)  Ação – Vou me preparar e traçar uma nova estratégia

Madalena Feliciano, Gestora de Carreira, apresenta, “Perder o emprego não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, esses momentos são necessários para que o trabalhador repense suas estratégias, melhore suas habilidades e busque novas oportunidades”.

A maior dificuldade que o profissional que foi desligado enfrentará agora, será a nova recolocação, visto que muitas empresas estão retomando no ritmo permitido e de acordo com as regulamentações, entretanto esse desafio não será eterno e agora é a hora do profissional se reinventar e se apresentar para o mercado, fazer network, mapear novas empresas e negócios, afinal procurar emprego é um trabalho.

Madalena explica, “Tem muita coisa acontecendo no mundo agora, mas não podemos ficar parados, a pessoa que foi desligada deve montar uma nova rotina e um planejamento elaborado, para que ela não se perca no dia a dia”.

Depois de um tempo que o empregado trabalha em um negócio, ele acaba entrando em uma zona de conforto e é dessa zona que ele precisa sair agora. É necessário que ele se atualize, replaneje, direcione suas habilidades, saiba o que precisa melhorar, no que investir neste momento, bem como, traçar metas objetivas e claras, que auxiliem no futuro.

Com a adoção do home office nas empresas, muitas pessoas estão precisando se adaptar a este novo modelo também. As entrevistas de emprego agora são por reuniões online, bem como os encontros empresariais e a compra e venda de produtos, por isso é importante que o profissional esteja em dia com as tecnologias, saber lidar com este modelo hoje pode garantir uma nova contratação.

A gestora finaliza, “Se o trabalhador tiver todo um planejamento, ele não sairá prejudicado dessa. Sair da zona de conforto, aprender sobre as novas tecnologias, novos ofícios e até quem sabe montar o seu próprio negócio são estratégias a seguir neste momento”.

*Madalena Feliciano é Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta.

Facebook
Twitter
LinkedIn