Tenho muito orgulho da minha trajetória em educação

Olá, sou Edson Urubatan, tenho 42 anos, sou especialista em educação,  sócio fundador e CEO da Aude Educação, uma empresa especializada em soluções de tecnologia educacional e criador da MODA, uma metodologia de ensino. Vou contar brevemente a minha história. Sou carioca, nasci na Penha, no Rio de Janeiro e venho de uma família de origem humilde.  Minha mãe já foi moradora de rua, e por isso meus pais sempre nos blindavam em relação a dura realidade que vivíamos. Eu não sabia que existia um mundo além do que me era apresentado, e quando tinham oportunidade, meus pais mostravam uma felicidade além das aparências. Mas a infância difícil nunca foi um fator limitante para mim. Aliás, foi através dela que aprendi as melhores lições de vida.

Aprendi que não era pior nem melhor que ninguém, que somos somatório de sorte e dificuldade, e cada um tem no profundo proporções semelhantes de vantagens e desventuras. Minha cor, fé, bens, força, habilidades, me faz tão poderoso ou frágil quanto qualquer um. Sabendo disso, posso me esforçar e realizar tudo.

A educação sempre foi algo importante na minha vida entretanto, por imaturidade, eu só tive essa percepção no fim da adolescência , onde desejava me tornar um oficial do exército com a intenção de adquiri uma estabilidade para minha família. Mas a carreira militar foi bem diferente do que esperava e finalmente comecei a entender que era o estudo que me daria sustendo para realizar os meus sonhos e da minha família, e a leitura me ajudava a ter eloquência e vantagem nas questões de trabalho e afetivas.

Eu já estava formado em Matemática e Física, mas como muitos brasileiros, enfrentei o desemprego. Fui então atrás de trabalho em outras áreas, e sem sucesso, decidir ir às praias, e dar, digamos assim, meu primeiro passo como empreendedor e comecei a vender guaraná natural.

Paralelo a isso, dava aula de todas as matérias em casa e dava aula de física e matemática em algumas escolas. Certo dia, um aluno que tinha bolsa para estudar na minha casa, me comunicou que havia passado em um concurso e que também tinha gabaritado a prova. Foi aí o meu start para iniciar o empreendimento educacional, o curso PEC. Não foi um começo fácil, precisei pedir carteiras escolares de porta em porta, ajuda de amigos e familiares, até conseguir de fato inaugurar a empresa que se tornou o Colégio Curso Pec, uma rede de escolas e cursos preparatórios.

Em apenas 4 anos, já tínhamos atingido a marca de 5 mil alunos e era proprietário de 3 escolas. Fui apurando cada vez mais minha visão sobre a educação no Brasil e também conhecendo suas falhas. Sempre tive como referência em termos de educação, países como Finlândia, Canadá, Inglaterra, França, EUA e China. Foi me baseando neles, que desenvolvi o MODA, uma metodologia que visa organizar os processos em sala de aula, otimizando as diversas práticas aplicadas em sala de aula, sem restringir o professor a uma única ferramenta.

Me orgulho muito de toda esta trajetória e de estar à frente da AUDE, que contando com todos os seus produtos, atinge mais de 300 escolas e 150 mil alunos.

Sempre acreditei que a educação transformará o mundo e as pessoas. Atualmente, o professor deu lugar ao empresário, mas minha maior recompensa é, sem dúvida, o resultado dos nossos alunos. A vitória e a transformação da vida das pessoas é o verdadeiro reconhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn