Franchising é fonte de emprego e renda

André Friedheim

Os resultados apresentados pelo Estudo de Desempenho Trimestral referente ao penúltimo trimestre deste ano pela Associação Brasileira de Franchising são animadores para os últimos meses do ano e para 2022, uma vez que o presidente da entidade, André Friedheim, durante a trigésima edição da ABF Expo Franchising Rio, aumentou em 1% a previsão de faturamento para este ano passando os 8% projetados no início do ano.

O franchising mostrou ser uma fonte de emprego e renda com o crescimento de 10,7% no comparativo entre julho, agosto e setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve alta de abertura de unidades na ordem de 3,5% contra 1,2% do ano passado. No acumulado nos 12 últimos meses, alta de 8,4%.

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal na validação da Lei 13,532/2016, os empreendedores no segmento de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar poderão ter mais segurança quanto ao turnover das profissionais de estética em virtude de transformá-las em Micro Empreendedoras Individuais. O Setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar ficou na terceira posição com alta no faturamento de 9,1% atrás somente de Turismo e Hotelaria (55,3%) e Casa e Construção (10,8%).

O faturamento do franchising no terceiro trimestre teve alta de 7,8%. O setor de serviços para a o mês de agosto seguiu a tendência de alta que já vinha acontecendo há cinco meses consecutivos atingindo o maior nível nos últimos seis anos. A alta para o mês oito foi de 0.5% sobre o mês de julho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com agosto de 2020, a alta foi de 16,7%. Os serviços prestados às famílias ficaram em segundo lugar na corrida com alta de 4,1%. Apenas serviços de alojamento e alimentação (4,5%) superaram os da família, caso do setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar.

Franqueadora Andrea Rosa

A Cor & Unha, rede fluminense de Niterói que fecha 2021 com 36 unidades em funcionamento, em fase de instalação e contrato assinado, já iniciou o processo de transformação de seus colaboradores em Micro Empreendedores Individuais.

“A franquia de beleza Cor & Unha sempre despontou como forma consagrada a lei do profissional parceiro. A pioneira em adotar a modalidade da parceria no Rio de Janeiro por acreditar na disciplina e visão de ganhos que a sua empresa oferece aos seus colaboradores. Um ponto muito forte da nossa franquia dá-se à fidelidade dos seus parceiros sem que haja a rotatividade, por mecanismos criados pela detentora da marca. Seus parceiros tem como ponto forte os ganhos que a marca por si só garante em conquistas e fidelidade dos clientes. Com a nova Lei 13.352/2016 sancionada pelo Supremo Tribunal Federal, a empresa Cor & Unha tem uma diferença no mercado  por seus colaboradores não terem a necessidade de percorrer por outros estabelecimentos. Nosso turnover é abaixo de 4% que significa um bom resultado na retenção dos profissionais garantindo assim credibilidade e confiabilidade junto ao consumidor”, afirma Andrea Rosa.

Facebook
Twitter
LinkedIn