Franquias contam como mantém o crescimento em meio à crise

O setor de franquias continua em alta.  Segundo estudo apresentado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor registrou um crescimento de 11,2% no primeiro semestre de 2015, atingindo um faturamento de R$ 63,8 bilhões.

O segmento que saiu na frente foi o de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, que alcançou faturamento 24% maior. Prova disso é o sucesso da GOU Franquias, rede especializada em tratamento ortodôntico e clareamento dental. Apenas este ano a rede já abriu nove clinicas, são 68 unidades pelo Brasil, e o objetivo é terminar o ano com um faturamento de R$ 50 milhões, um aumento de 50% em relação a 2014.

GOU Franquias 2

Para alcançar esse resultado, a rede apostou na visibilidade da marca, como participação de feiras, no investimento em treinamento, que eleva a satisfação do franqueado e buscou atingir o público que sonha em ter um negócio próprio. “Com a crise, muitas pessoas acabaram deixando o emprego fixo e decidiram investir em um negócio próprio. Esse é um público que buscamos arduamente”, relata Bruno Magalhães, diretor de operações da GOU Franquias.

Com sede em Uberlândia, MG, a rede de franquias possui quatro modelos de negócio: para cidades até 20 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 120 mil; para cidades até 50 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 220mil; para cidades até 100 mil habitantes, investimento inicial a partir de R$ 260 mil; e acima de 200 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 300 mil.

Clear Clean 1

Quem também viu esse mercado aquecer foram os segmentos serviços ligados a soluções para economia de água, como o setor de Limpeza e Conservação. A Clear Clean, rede de microfranquias especializada em limpeza residencial e comercial, abriu nove unidades em 2015, chegando ao total de 18 em funcionamento. A rede teve um faturamento de R$ 1,3 milhão em 2014 e estima faturar R$ 4 milhões em 2015.

“Esse período de crise é uma oportunidade para avaliar em quais áreas podemos atuar e crescer. Adotamos uma estratégia alinhada ainda com a repercussão da PEC das Domésticas que abriu mercado para o setor de limpeza terceirizada, como investimento em treinamento para os franqueados e o lançamento de novos serviços, de limpeza de tapetes e estofados” conta Clovis Campos, gerente geral da Clear Clean.

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