Franquias de impacto social: como o modelo de negócios pode mudar a vida de milhares de mulheres

O desemprego no Brasil, agravado pela pandemia nos últimos meses, traz uma realidade a tiracolo: o reflexo da desigualdade social no país. Com cerca de dois milhões a mais de pessoas sem emprego desde março, quando se deu os primeiros alertas da transmissão da doença em território nacional, o que se viu foi os profissionais informais sentirem ainda mais o impacto. Entre eles, há cerca de sete milhões que executam serviços de faxina, a grande maioria mulheres que não têm conhecimento sobre seus direitos.

Foi diante destes números que o empresário Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, franquia de limpeza residencial, desenvolveu a modalidade para Microempreendedores Individuais, focado principalmente em mulheres de baixa renda e que estão, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade social. “Há aquela pessoa que quer e tem perfil para empreender, mas não sabe desenvolver um bom trabalho na área da limpeza e aquele que é muito bom na limpeza, mas não tem noção de gestão e empreendedorismo. O que fazemos, então, é capacitar ambos perfis, para que desenvolvam outras habilidades e tenham condições de se tornarem autossuficientes”, explica o executivo.

A franqueadora oferece o treinamento para que as empreendedoras entendam os processos e realizem os serviços de acordo com a padronização e qualidade da rede, e também são capacitadas para gerir o negócio, incluindo o conhecimento de software que controla os produtos, o fluxo das limpezas, comunicação com clientes e tudo que diz respeito ao dia a dia do negócio. Para isso, Ticoulat firmou uma parceria com a IRAPA -Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil- que desenvolveu um projeto de inclusão das mulheres ao empreendedorismo através de uma metodologia que procura mudar alguns paradigmas já pré estabelecidos.

A iniciativa dura, ao todo, cinco meses, incluindo a mentoria, e são desenvolvidas capacidades cognitivas, emocionais e sociais. “É um projeto que busca a reinserção das mulheres no mercado de trabalho mais estável, dando garantias que a informalidade não permite. Entendemos que, enquanto empresários, temos a responsabilidade de olhar para o nosso contexto e identificar mazelas em que podemos atuar de forma mais incisiva. A Limpeza com Zelo atua exatamente neste, em que as mulheres se encontram em condições de vulnerabilidade e são deixadas de lado. Temos um potencial enorme escondido nelas”, esclarece Ticoulat. 

Sobre Limpeza com Zelo

Focada em limpeza residencial, é uma spin off da rede de franquias Jan-Pro, líder em limpeza comercial no mundo e que está presente no Brasil há 10 anos. O objetivo da rede é oferecer às residências brasileiras a mesma qualidade garantida aos escritórios, que faz uso de produtos e equipamentos com tecnologia de ponta, aprovados e com certificação Green Seal, que garante sua aplicação sustentável. Atualmente a rede conta com 15 unidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn