Franquias ligadas à vida saudável crescem acima da média

por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)

Nos últimos anos, foi possível acom­panhar a evolução positiva do mercado de franquias especializado na vida sau­dável, alimentação natural, wellness e saúde. No Brasil, segundo a Asso­ciação Brasileira de Franchising (ABF), durante o ano de 2013, o segmento esporte, saúde, beleza e lazer demonstrou o melhor resultado em ampliação de fatura­mento com 23,9% de crescimento.

O setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados do uni­verso das franquias, cresceu 16,6% e vem apresentando taxas otimis­tas, evoluindo acentuada­mente todos os anos. Na visão de especialistas, a tendência para esses segmentos é de expansão, prin­cipalmente em cidades do interior do País, acompanhando o movimento das redes que estão investindo na abertura de franquias fora do eixo Rio-São Paulo.

De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasilei­ra de Franchising (ABF), o aumento do consumo registrado nestes segmentos é reflexo, principalmente, de uma acen­tuada demanda por produtos ligados à beleza e cosméticos. O Brasil, em 2013, alcançou o 2° lugar no ranking mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosmé­ticos, conforme dados da Associação Bra­sileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

No ramo de alimentação, Camargo analisa que a estabilidade econômica nacional proporcionou um aumento considerável do food service, ou seja, no mercado da alimentação fora do lar. Em 2013, do gas­to com alimentação das famílias, mais de 30% foram feitos fora do lar. Como con­sequência, o food service cresceu 9,8%, de acordo com o Anuário Brasileiro da Alimentação Fora do Lar.

Na opinião de Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, o mercado de franquias es­pecializado em saúde e bem-estar está em franco crescimento e a cada ano com perspectivas melhores, pois, segundo ela, o consumidor em geral se tornou mais consciente de que para ter saúde não basta fazer exercício físico ou fre­quentar clínicas de estética, é preci­so também ter uma alimentação saudável atrelada a exercícios físicos e mais alguns cuida­dos.

Vecchi acredita que houve a mudança de comportamento ou visão de que comer bem, não significa mais se empanturrar de comida gorduro­sa, calórica, doces em demasia, mas comer de forma variada e sau­dável, que também pode significar alimentação sabo­rosa.

Já o conceito de bem-estar, na opinião da consultora, foi um tema bem trabalhado há alguns anos, porém, vem apresentando mudanças. “Antes, era tratado como viagem, férias, deitar na rede e fazer o que se têm vonta­de. Hoje, estes itens até fazem parte, mas estão atrelados a prática de exercícios, como yoga e pilates”, comenta.

Além dis­so, Ana Vechi acrescenta que restauran­tes, que ofertam sucos naturais, variados e energizantes; spas que têm serviços de caminhada, massagem e relaxamento são alguns dos outros itens que fazem parte do conceito de bem-estar. Por isso, Ana argumenta que não se trata de modismo ou tendência, mas de um mercado com conceitos consolidados, consumidores conquistados e cientes do que precisam para enfrentar o dia a dia.

Restaurantes e fast food em praças de alimentação com mix de pratos sau­dáveis, lojas com produtos naturais e negócios com oferta de produtos orgâ­nicos integram também algumas das ten­dências e oportunidades que podem ser identificadas no mercado de franquias da alimentação saudável apontadas pela di­retora da Vecchi Ancona consultoria. Nos segmentos de saúde e medicina existem diferentes opções, entre elas, as clínicas odontológicas, as de ser­viços para idosos, adultos e crianças e enfermagem.

No setor de beleza e es­tética, Vecchi cita os spas que dispõem de serviços de programas para ema­grecer até tratamentos específicos como depila­ção, massagens, nutrição e, ainda, entretenimento no quesito bem-estar, sem descuidar da saúde. Segundo a consultora, os portes dos empreendi­mentos e os investimen­tos necessários são bem variados dependendo da complexidade dos negó­cios. As franquias que ofe­recem serviços, apenas, dispõem de uma propos­ta com valores mais aces­síveis.

Para quem pensa em apostar nes­ses segmentos, Ana Vecchi aconselha a seguir os cuidados que qualquer inves­timento requer. “Avaliar a identificação com o negócio, público-alvo, potenciali­dade do mercado em que pretende atuar, valores de aporte em dinheiro reais e não apenas projetados versus capacidade de investimento e previsão de retorno são essenciais para o sucesso do negócio”, aconselha.

Conversar com franqueados que estão atuando para saber o grau de satisfação dos mesmos e ter um estudo de geomarketing para definir a melhor localização, segundo ela, também é acon­selhável. “Negócios de rua, por exemplo, devem ser bem estudados antes de defi­nidos e locados”, enfatiza Vecchi.

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