Franquias minimizam impactos da pandemia

Estudo aponta que há segmentos que continuam crescendo, como Casa e Construção, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios

A Pesquisa de Desempenho do setor de franquias no primeiro trimestre deste ano realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising revela que o setor continua buscando alternativas para minimizar os impactos da pandemia e voltar a crescer em 2021. De janeiro a março, comparado a igual período de 2020, o faturamento recuou 4%, passando de R﹩ 41,537 bilhões para R﹩ 39,881 bilhões. Analisando o intervalo de 12 meses – período integralmente impactado pela pandemia -, o setor registrou uma queda de 11,4% em sua receita. Os dados indicam que os reflexos econômicos e sociais permanecem na medida em que a pandemia ainda atinge fortemente o País, impondo restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento dos shoppings e do comércio não essencial. O ambiente instável, a queda dos índices de confiança do empresariado e dos consumidores e a vacinação em ritmo insuficiente também são fatores que concorreram para este resultado.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “assim como os demais setores da economia, o franchising continua sentindo os impactos da pandemia, porém, estruturado e resistente como é, luta bravamente para amenizar as perdas. É preciso que a vacinação em massa da população acelere para que não sejam necessárias novas medidas restritivas que dificultem o funcionamento dos negócios. Além disso, é preciso também que sejam mantidas e ampliadas as políticas de crédito às empresas em geral, mas especialmente às micro e pequenas, que são as que mais geram emprego e renda no País, além das políticas sociais, como a concessão do Auxílio Emergencial, as reformas estruturais entre outras ações que estimulem a economia e promovam o crescimento sustentável do Brasil”.

A ABF também não mediu esforços nos últimos 12 meses para minimizar os impactos da pandemia sobre o setor: firmou dois convênios com a CAIXA para linhas de crédito e condições especiais em produtos; auxiliou redes e seus franqueados no acesso ao PRONAMPE; contratou parecer jurídico referente a não aplicabilidade do IGP-M no reajuste dos aluguéis; combateu aumentos súbitos de impostos; digitalizou a quase totalidade de suas atividades; adaptou sua agenda de capacitação para temas urgentes relativos à pandemia, além de manter intensa articulação em várias esferas do poder público no sentido de promover um melhor ambiente de negócios no Brasil e buscar mecanismos de mitigação das políticas de distanciamento social.

Expansão ganha mais ritmo

De acordo com a pesquisa, as redes de franquia continuaram expandindo, mesmo com o cenário não tão favorável. No primeiro trimestre de 2021, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% no mesmo período do ano passado – e fechadas 1,4%, resultando num saldo positivo de 1,9%. No 1º TRI de 2020, o saldo havia sido de 1,0%. Já os repasses se mantiveram praticamente estáveis, passando de 0,6% das operações em 2020 para 0,5% em 2021.

“Atribuímos este quadro ao maior otimismo dos empreendedores e redes no último trimestre de 2020 – o que se traduziu em inaugurações no primeiro trimestre – e a falta de perspectivas no mercado de trabalho, o que leva muitos profissionais a empreender. O juro básico da economia em níveis historicamente baixos também é fator muito importante, que leva investidores a buscarem taxas de retorno mais interessantes na economia real”, explica André Friedheim.

O Portal do Franchising, principal canal digital de franquias no Brasil, registrou dados interessantes em relação a este movimento. Mais jovens entre 18 e 24 anos estão se interessando pelo setor, tanto que o volume de buscas por parte desta faixa saltou de 10,2% para 21,3%, ou seja, mais que dobraram as buscas desse público entre janeiro de 2019 a março de 2020, e deste mesmo mês e ano a maio de 2021. Por outro lado, potenciais investidores mais maduros, com mais de 65 anos, também realizaram mais buscas por franquias no Portal, passando de 3,1% para 4,7% em igual período, com uma variação de 52,5%. Outro dado importante é que cresceu o número de cadastros de empreendedores interessados em franquias com investimento entre R﹩ 100 e R﹩ 200 mil, que agora representam cerca de 16% dos cadastrados.

Segmentos mantêm crescimento

Alguns segmentos permanecem em alta na pandemia, é o que indica a pesquisa. No trimestre, Casa e Construção continuou crescendo muito acima da média. O segmento registrou uma alta de 36,5%, beneficiado por fatores como a maior demanda por reparos, manutenções e reformas, com a permanência das famílias em casa e o aumento do trabalho em home office e aulas a distância. A seguir destacaram-se Saúde, Beleza e Bem-Estar (+12,7%) e Limpeza e Conservação (+6,6%), favorecidos, por exemplo, por suas operações realizarem atividades consideradas essenciais, pela maior procura do público por procedimentos estéticos e de sanitização de ambientes, respectivamente. Serviços e Outros Negócios (+6,1) também experimentou aumento de movimentação, alavancado pelas áreas de meios de pagamento e serviços digitais. Impactados pelas medidas restritivas, os segmentos de Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer continuam sendo os mais atingidos.

Cresce Home Based

Apesar do cenário ainda desafiador, o setor de franquias tem evidenciado seus pontos fortes. A diversidade de modelos de negócios possibilita que as franquias se adaptem à realidade econômica do país. Nesse sentido, o estudo da ABF apontou um crescimento expressivo das unidades Home Based (enxutas, que dispensam ponto comercial), subindo sua participação de 7,1% para 10,3%. A localização das unidades de franquias em espaços não tradicionais é uma tendência em alta também indicada na pesquisa. O item “Outros”, que reúne pontos dentro de empresas, prédios corporativos e residenciais, e postos de combustíveis, por exemplo, tiveram um crescimento de 3,1% para 8,2% no período analisado.

“Vínhamos acompanhando este movimento há algum tempo, mas agora nossos números o evidenciaram com mais força. De fato, as franquias home based são opção de renda com menor investimento inicial e que não são tão atingidas pelas políticas de distanciamento social. Depois desta experiencia concentrada, este nicho tem tudo para continuar crescendo, embalado também nos serviços digitais ainda mais variados e amplos que apareceram durante a pandemia”, afirma o presidente da ABF.
Estratégias para contornar os efeitos da pandemia
Muitas redes implantaram estratégias e colocaram em prática diversas ações para contornar os efeitos da pandemia. O levantamento da ABF indicou que as mais adotadas foram: Unidades operando apenas com entregas e Orientações e treinamentos sobre a Covid-19 (94%); Entrega de serviços online (92%); E-commerce e vendas online (88%) e Formação de comitê de crise (85%). “A quase totalidade das redes está agindo, mostrando o dinamismo do setor e sua rápida capacidade de reação e adaptação à realidade. Notamos também que ações de implantação imediata como Suspensão de Royalties e Fundo de Marketing não são mais relevantes após um ano de pandemia, o que dá espaço para ações estruturadas como desenvolvimento de produtos, novos canais de comercialização e inovação. Vamos sair desta crise ainda mais maduros, com redes fortificadas e mais digitais”, conclui Friedheim.

Metodologia

A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 1º trimestre de 2021 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 29,2% das unidades e 32,0% do faturamento. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn