Fui realizar o meu sonho de trabalhar no Google

André Palis 22/08/2019
André Palis 22/08/2019

Como um entusiasta dos resultados orientados por dados e um apaixonado por números sinto-me inspirado a começar essa apresentação justamente com um número: 11. Essa foi a quantidade de vezes que fui reprovado em processos seletivos antes de ingressar numa das maiores empresas de tecnologia do mundo: o Google. O mais inusitado dessa história é que, além da persistência que precisei ter como um recém-formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que contou como diferencial para esse emprego dos sonhos foi a minha experiência como jogador profissional de poker. Sim, aparentemente, a habilidade matemática de jogar cartas atraiu a gigante da internet.

E lá fui eu realizar o meu sonho de trabalhar no Google. Nessa jornada, me debrucei na tarefa de encontrar novos meios para realizar as tarefas de forma mais eficiente. A verdade é que, desde muito cedo, tenho paixão por encontrar as maneiras mais rápidas e assertivas de fazer as coisas, o que me levou a pensar o marketing por um viés diferente. E se ele fosse muito mais orientado por dados? E se ele fosse mais sobre matemática do que sobre comunicação? Lá no Google, eu realmente sentia que as agências tradicionais não estavam aproveitando da melhor maneira as tecnologias já disponíveis no mercado para oferecer uma estratégia mais assertiva aos seus clientes. Foi aí que enxerguei um gap no mercado.

Após muitas conversas, eu e meu colega do Google, Marco Túlio Kehdi, decidimos sair da empresa e fundar nosso próprio negócio. Foi aí que, em 2013, nasceu a Raccoon, uma agência de marketing digital totalmente orientada a resultados por meio de dados. Nos estabelecemos em São Carlos, no interior de São Paulo, justamente para facilitar a captação dos talentos que precisávamos. Resumidamente, buscamos engenheiros e profissionais de exatas em instituições de referência, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Hoje, 6 anos depois, temos o orgulho de ter em nosso portfólio mais de 150 grandes clientes, como Natura, Polishop, Vivara, Leroy Merlin, entre muitos outros. Essas empresas são atendidas por cerca de 400 colaboradores que atuam em 5 frentes diferentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Outro número muito forte para nossa história: 7. Essa foi a quantidade de vezes que a Raccoon foi reconhecida e premiada nos últimos anos por conta dessa forma inovadora de fazer marketing digital. Fomos eleitos por quatro vezes a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm); recebemos o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards em 2017 e ficamos em 4º lugar na 6ª edição do prêmio Great Place to Work na categoria “Agências de Comunicação”, no mesmo ano. Em 2018, a agência foi eleita a melhor das Américas no Google Premier Partner Awards, na categoria Display Innovation.

Nosso perfil focado em dados, que no início causou estranheza do setor, acabou sendo amplamente reconhecido no mercado e está nos proporcionando um crescimento exponencial. Então, já que comecei essa apresentação com um número, vou terminá-la com outro: falhamos 100 vezes ao longo desse caminho, mas nos levantamos 101 vezes. Não há magia, não há discurso, não há frases feitas: nosso segredo é a persistência.

https://www.youtube.com/channel/UC5NNOjQ6bswanAF6_A7z46g

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.