Fundo Dona de Mim incentiva mulheres a terem o negócio próprio

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Ao oferecer microcrédito, o Fundo Dona de Mim já ajudou quase duas mil mulheres a investirem em seu próprio negócio. Os recursos vieram de 67 mulheres que participam do Grupo Mulheres do Brasil (GMDB).

Em 2020, o Grupo Mulheres do Brasil (GMDB) lançou o Fundo Dona de Mim, que oferece microcrédito para mulheres se tornarem empreendedoras e garantir o sustento, principalmente em função das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus. Na primeira fase do projeto, 335 mulheres inscritas como Microempreendedora Individual (MEI) receberam o empréstimo, com crédito de R$ 3 mil, nove meses de carência e 15 para pagar, sem juros nem taxa. Os recursos vieram de 67 mulheres que participam do GMDB.

“Para a realização desse projeto, contamos com o apoio do Banco Pérola, especializado em microcrédito. Na segunda rodada, contamos com o apoio do crédito social do BTG Pactual, que atendeu 917 mulheres, inscritas como MEI, com empréstimo de R$ 3 mil, quatro meses de carência, 12 para pagar, sem taxa e juro de 0,5% ao mês”, explica Sônia Hess, uma das responsáveis pelo projeto.

A etapa atual irá atender mulheres moradoras de comunidades de todo o Brasil, que são organizadas em grupos de cinco cada, com uma líder. “Nessa fase não é necessário que a participante esteja inscrita como MEI. Porém, para receber o empréstimo, a candidata precisa realizar o curso Trilha Empreendedora, oferecido pela Rede Mulher Empreendedora. Após receber o certificado, cada mulher recebe R$ 2 mil reais, com 4 meses de carência, com 12 para pagar, sem juros e sem taxas”, completa Sonia, que também é empreendedora e está à frente de unidades da franquia GiOlaser.

Carla Sarni, fundadora da Sorridents e CEO do Grupo Salus, é uma das doadoras do Dona de Mim. Para Carla, participar de projetos como esse significa reforçar sua convicção de que todas as mulheres podem ser autossustentáveis, basta uma oportunidade. “Todos tem a capacidade de alcançar seus objetivos. Basta ter alguém que os ajude, que abra portas. Mesmo estando à frente de uma marca sólida no mercado, eu precisei de um auxílio. A Luiza Helena Trajano, que também está conosco neste projeto, foi uma das pessoas que me abriu portas. E é esse o objetivo do Dona de Mim: abrir um caminho para mulheres que não são ouvidas por certas instituições financeiras. Creio que, se cada um estender sua mão para ajudar o próximo, conseguiremos alcançar o maior número de pessoas”, diz a fundadora da Sorridents e que integra o GMDB.

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