fuse IoT Academy lança capacitação em Internet das Coisas

O centro de treinamento aberto pela startup fuse IoT começa a treinar interessados em trabalhar em um dos campos mais promissores da tecnologia

Encontrar mão-de-obra qualificada para implementar e analisar projetos de IoT é um desafio para muitas empresas de diversos segmentos. Quando se trata de Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês), uma área relativamente nova em TI, a busca por profissionais especializados é ainda mais difícil. Diante desse cenário, a fuse IoT, startup focada em Internet das Coisas e Inteligência Artificial, decidiu abrir a fuse IoT Academy, o primeiro centro de estudos no Brasil dedicado a treinamentos em IoT.

Inicialmente pensada para ser uma escola de treinamentos presenciais, com apenas 20 vagas, a fuse IoT Academy foi remodelada com o início da pandemia, passando a ser uma plataforma EAD, para quem já é do setor de tecnologia e para iniciantes. Serão oferecidos também pacotes de cursos específicos para empresas que queiram investir no aprimoramento de seus profissionais.

“A ideia inicial era entregarmos treinamentos presenciais, momentos antes da pandemia em 2020. Com o novo cenário mundial, rapidamente decidimos mudar o projeto para aulas gravadas e divulgadas on-line. Com isso, trouxemos inúmeros benefícios para os estudantes, que poderão agora rever os conteúdos quantas vezes for necessário, em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. Além disso, cuidamos para que a fuse IoT Academy tenha um relacionamento ativo com os alunos, incluindo um fórum de perguntas e eventos exclusivos com maior participação de profissionais de todas as áreas”, explica Murilo Silva, sócio-diretor da fuse IoT.

Os cursos da fuse IoT Academy são desenvolvidos para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em tecnologia, consiga acompanhar, absorver e aplicar o aprendizado, trazendo benefícios para a empresa em que trabalha ou desenvolvendo sua carreira com projeção para o futuro.

O primeiro curso, lançado neste mês, é ‘Fundamentos de IoT’, dividido nas categorias técnicas e negócios. Ele ensina sobre toda a cadeia de valor do IoT, desde sua invenção, passando por hardware e software para habilitar os alunos a montarem projetos, inclusive avaliando o ROI. O conteúdo inclui história do IoT, eletrônica básica, eletrônica digital, arquiteturas, legislação, entre outros. Além disso, o curso traz diversos materiais adicionais como artigos, livros, filmes e uma palestra bônus sobre Trust by Design,

‘Segurança em IoT’ e ‘Futurismo em IoT’ são os próximos cursos a serem disponibilizados, ainda no primeiro semestre deste ano. O público-alvo são os profissionais de tecnologia que querem se especializar em IoT, indivíduos de outras áreas que precisam ter conhecimentos básicos em Internet das Coisas e àqueles que tenham concluído o treinamento de fundamentos. O projeto da fuse IoT Academy prevê parcerias, ainda em negociação, com empresas e instituições de ensino e do mercado de IoT. A expectativa é formar mil alunos neste primeiro ano.

“Queremos ajudar na formação de pessoas interessadas na Internet das Coisas, que queiram crescer em um ritmo acelerado, como o setor vem crescendo. Por isso, temos buscado profissionais que são reconhecidos no mercado para compor nossa equipe acadêmica com o intuito de oferecer trilhas completas de cursos para contemplar todas as verticais de IoT”, acrescenta Silva, que é um dos tutores da fuse IoT Academy e Sócio Diretor da fuse IoT.

Murilo Silva é também palestrante e congressista de IoT e tem experiência em feiras de tecnologia, universidades e eventos corporativos para players da indústria mundial de metalurgia e bebidas. Ele possui diversas certificações nacionais e internacionais, além de mais de 25 de experiência no mercado de TI e Telecom.

Sobre a fuse IoT – A fuse IoT é uma startup focada em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Ela nasceu para agregar as diferentes áreas que fornecem serviços de IoT, oferecendo um atendimento único para todo o ecossistema. A fuse IoT entrega soluções que agilizam a tomada de decisões, ajudam a controlar e monitorar ambientes remotos, a evitar desperdícios e a aumentar a segurança em smarticities, agronegócio, saúde, indústria 4.0, entre outros setores.

Sobre a fuse Academy – A fuse IoT Academy é um centro de treinamento especializado em Internet das Coisas (IoT) que ajuda a preparar profissionais para atuar no mercado de Transformação Digital. Contando com professores e profissionais reconhecidos pelo setor, a fuse IoT Academy oferece conhecimento técnico e prático de qualidade para iniciantes e para aqueles que querem se especializar em IoT.

Facebook
Twitter
LinkedIn