Pormade se destaca por gestão inovadora e participativa

Imagine trabalhar em uma companhia que paga uma bonificação em dinheiro para os colaboradores abraçarem o negócio como se fossem os próprios donos, se envolverem nas decisões e até mesmo errarem? É com essa gestão inovadora e participativa que a Pormade, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, é reconhecida desde 2002 como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no ranking do Great Place to Work (GPTW).

A companhia acaba de receber a sua 17ª premiação consecutiva do GPTW, ficando em 13º lugar em 2019 no ranking geral das médias nacionais. A gestão da Pormade é um dos destaques da trajetória de 80 anos da empresa. E graças a essa atuação empreendedora implantada pelo diretor-presidente, Claudio Zini, passou a valorizar, ainda mais, o capital humano. O grande diferencial da Pormade é que os profissionais têm o poder de agir, apresentar ideias e expor problemas e soluções.

O constante investimento em educação, projetos sociais, culturais, esportivos e em ações voltadas ao bem-estar fazem com que a empresa tenha, semanalmente, uma fila de pessoas interessadas em trabalhar no escritório e nas fábricas localizadas em União da Vitória (PR). Todo mês, são mais de 200 profissionais que procuram a companhia para uma oportunidade de trabalho, bem como, participar de processos de triagem de currículos e entrevistas com a equipe de RH.

E não poderia ser diferente quando a pesquisa de clima organizacional indica que quase 100% dos 650 colaboradores apresentam um alto índice de satisfação. Na Pormade, são oferecidos cursos e atividades diversas para os funcionários e familiares, entre eles, ensino fundamental e médio, cursos de inglês, informática, artesanato e ginástica.

“O segredo é inovar sem perder a essência. Trabalhamos constantemente as mudanças e inovações, tendo uma gestão totalmente participativa. Costumo dizer que na Pormade o funcionário que tem futuro é aquele que é desobediente, mas desde que com boas intenções”, explica Zini.

Semanalmente, uma das práticas que também dá autonomia para os profissionais apresentarem problemas e ideias é o “Café com o Presidente”. No encontro, as equipes interagem diretamente com o diretor-presidente, comentam sobre os valores da empresa, apresentam sugestões e apontam melhorias.

“O nosso diferencial é que não pressionamos ninguém a dar resultados. É um processo natural na Pormade. Uma maior autonomia dos colaboradores propicia mais qualidade e, consequentemente, inovação. E toda inovação é celebrada e incentivada, inclusive financeiramente às equipes que a desenvolvem. Para nós está bem claro que felicidade traz retorno financeiro. E vamos seguir nesse caminho para abraçar cada vez mais a inovação corporativa”, finaliza o executivo.

Sobre a Pormade Portas 

Fundada em 1939, a Pormade Portas é uma das maiores fabricantes de portas do Brasil. Há 80 anos, a empresa atua para manter a mais alta qualidade de seus produtos. Está localizada em União da Vitória (PR). A companhia conta, atualmente, com mais de 650 colaboradores, 100% envolvidos em um processo de gestão inovador. Com grandes áreas de florestas plantadas e um parque industrial completo com 86 mil m² construídos, a Pormade controla toda a produção. A estrutura permite que a empresa tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul. Com um faturamento, em 2018, de R$ 145 milhões, a Pormade investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva.

Facebook
Twitter
LinkedIn