Gestão sustentável reduz custos das empresas

Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma  empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição. Ao diminuir os custos, as empresas aumentam a competitividade, pois podem cobrar preços menores. Por outro lado, conquistam novos clientes, já que o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e processos produtivos sustentáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação ao meio ambiente.

Segundo o Sebrae, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser aplicados em qualquer atividade econômica, pública ou privada. Um SGA possibilita ao empresário controlar e minimizar os riscos ambientais, além de representar uma importante vantagem competitiva. A iniciativa ajuda o empreendimento em uma série de ações como identificar e controlar impactos e riscos ambientais relevantes; estabelecer metas de para o desempenho ambiental, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios; e medir o desempenho em relação a padrões e metas pré-estabelecidos e modificar a abordagem, se necessário.

Todas essas informações constam da cartilha Gestão Sustentável nas Empresas. Nela, o interessado pode encontrar conceitos, práticas e propostas para tornar sua empresa sustentável. Mais notícias sobre sustentabilidade no site: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn