Governo lança guia de sobrevivência para micro e pequenas empresas

Objetivo é tentar diminuir número de empresas que fecham no primeiro ano. Guia traz dicas sobre organização e saúde financeira, entre outras.

O governo federal lançou nesta quarta-feira (8) o "Guia de Sobrevivência para MPEs", resultado de uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, do Ministério da Justiça e do Instituto Recupera Brasil.

Confira aqui a íntegra da cartilha em PDF.

O objetivo da publicação é tentar diminuir o número de empresas que fecham as portas no primeiro ano de vida, problema que atinge 27% dos novos empreendimentos no Brasil, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cartilha traz dicas de planejamento, saúde financeira, crises e recuperação judicial.

Seis milhões de micro e pequenas empresas

A cartilha lembra que estudo do Sebrae mostra que o Brasil tem aproximadamente seis milhões de microempresas e empresas de pequeno porte e que, por este motivo, está no topo da lista de países mais empreendedores do mundo. "Este total de empresas corresponde a 97% de todas as empresas existentes no país, sendo apenas 3% do total formado por empresas médias e grandes", diz o documento.

Segundo a cartilha do governo, são as microempresas, e as empresas de pequeno porte, que movimentam a economia nacional, empregando cerca de 52% de todos os trabalhadores urbanos do país (aproximadamente 13 milhões de empregos com carteira assinada) e geram 20% do PIB brasileiro.

Organização

Segundo o guia de sobrevivência das micro e pequenas empresas lançado pelo governo, o sucesso de uma organização, de qualquer porte ou segmento, está condicionado à capacidade que ela tem de atender às necessidades dos clientes e, dessa forma, gerar resultados.

"Planejar é um processo que pessoas e organizações devem executar, de forma sistemática e contínua, e que possibilita definir: o que vai ser feito; com que finalidade vai ser feito; de que maneira vai ser feito; quem vai fazer; qual o prazo para ser feito; onde vai ser feito; quanto vai custar", informa o documento.

Após planejar, acrescenta o guia, deve-se partir para o desenvolvimento das ações, iniciando-se por capacitar as pessoas a executarem os processos (o que precisa ser feito), com base em um sistema de informações que possibilite o controle dos resultados obtidos e, se necessário, a correção de rumos, em um giro constante do ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento, controle e atuação).

Saúde financeira

O guia diz ainda que algumas ações simples podem ajudar na condução da empresa e gerar a chamada "saúde financeira". São elas: jamais misture os valores da empresa com seus valores pessoais; negocie as margens de desconto com seus clientes e fornecedores; mantenha um fluxo de caixa, mesmo que simples; administre bem os valores recebidos pela empresa, investindo em melhorias sempre que possível; e pague as dívidas em dia, evitando os juros.

A cartilha também traz dicas sobre contabilidade e sobre o plano especial de recuperação judicial a que estas empresas têm direito, e sobre a solução de conflitos por meio da Câmara de Mediação Especializada em Processos de Recuperação de Empresas.

Facebook
Twitter
LinkedIn