Hambúrguer vegetariano vendido na praia vira case de sucesso

Tudo começou em 2006, quando os pais de Raphael Krás decidiram cortar sua mesada. Aos 19 anos, o carioca nascido e criado no Leme acabara de entrar na faculdade, mas não trabalhava. Foi quando sua avó lhe emprestou a quantia de R$ 50 como incentivo para que começasse seu primeiro negócio.

Naquela época, Raphael já percebia na cidade a tendência por uma alimentação mais saudável. E sabia que essa demanda não vinha sendo atendida pelos vendedores ambulantes das praias que frequentava. Foi por isso que o dinheiro da avó e investidora  acabou sendo usado na compra de uma caixa de isopor e ingredientes como carne de soja e pão integral.

Raphael fez oito hambúrgueres vegetarianos e saiu para vender na praia. Sua única certeza era que os hambúrgueres tinham que ser vegetarianos, saudáveis e batizados com nomes supercriativos, cheios de humor, inspirados no universo intergaláctico.  A cozinha da avó foi logo transformada num laboratório de hambúrgueres e dali saíram oito sabores, todos com um segredo guardado a sete chaves: o molho de mostarda e especiarias da vovó.  Assim nasceu o Hareburger.

Antes de abrir a primeira loja, foram cinco anos de trabalho na areia. Os sanduíches sempre vinham acompanhados por uma explicação divertida da proposta. Logo surgiram os primeiros apreciadores e o criador começou a incrementar suas receitas, trazendo ingredientes mais sofisticados como shitake e castanha de caju. Então o boca a boca entrou em cena, a ponto de serem vendidos até 200 hambúrgueres em determinados dias. Tudo na praia, andando de barraca em barraca. O passo seguinte foi dado em 2011, quando Raphael usou o dinheiro economizado até então e, junto com dois amigos, inaugurou a primeira lanchonete da Hareburger.

Hoje, a marca comemora o crescimento em franca expansão.  Uma megastore modelo apelidada com muito humor de “nave mãe”. Com infraestrutura de cozinha central e industrial, atende o público do Centro da Cidade e adjacências, além de abastecer toda a rede de entregas nas areias da Zona Sul, os principais eventos da cidade e as unidades da marca pela cidade, que já somam seis endereços. “Muitos clientes, às vezes, não são nem vegetarianos nem veganos, mas querem ter uma alimentação mais saudável”, diz Raphael Krás, como uma das justificativas para o sucesso do negócio.

Na previsão da rede de fast-food Hareburger, o good-food, está o lançamento de dez novas franquias nos próximos doze meses nos estados do Rio e São Paulo.  A franquia com investimento inicial de R$ 250.000 tem projeto arquitetônico moderno e ecológico e modelos com espaços a partir de 35 m².

No plano de expansão está previsto o lançamento de novas linhas de produtos Hare, sempre com conceito associado ao lifestyle carioca de saúde, juventude e estilo zen.  A ideia surgiu quando os sócios perceberam que os grandes e principais eventos da cidade procuravam o Hareburger como uma das marcas que mais se identifica com o perfil carioca de ser.

O empresário revela que o crescimento do faturamento da rede foi de cerca de 350% de 2014 para 2015 com o lançamento de 15 novos produtos ao longo de 2015. Como o cobiçado hambúrguer “2.0”, denominação dada mundo afora para os burgers 100% veganos.

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