Healthtechs prometem revolucionar o setor da saúde

Startups como o iubem se destacam por oferecerem uma ponte aos serviços médicos com agilidade e condições adequadas para cada usuário

Belo Horizonte, julho de 2021. Tecnologias relacionadas à saúde se tornaram uma realidade diante da pandemia da Covid-19, acelerando a transformação digital desse setor. Fomentando esse mercado escalável, o investimento em startups que oferecem tecnologia para o setor da saúde, conhecidas também como Healthtechs, cresceu consideravelmente em 2021.

No primeiro trimestre de 2021, no Brasil, foram mais de 90 milhões de dólares investidos em negócios inovadores na saúde, segundo o relatório do Distrito, sobre Healthtechs divulgado em março deste ano. Na contramão, os planos de saúde, segundo aponta a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de janeiro a março lideraram as queixas registradas – 36.621 usuários no país – uma média de 406 por dia.

Dados divulgados pelo iubem , aplicativo de saúde recém-lançado, que conecta pacientes aos serviços médicos, se tornando uma ponte que promove facilidade e agilidade para o agendamento de consultas de diversas especialidades, mostram que a tecnologia está sendo uma mão na roda de quem não possui plano de saúde, mas que pode arcar com custos de consultas a preço acessíveis.

Em menos de um mês de operação, o app lançado em junho, registrou o número de 500 usuários cadastrados em sua base e cerca de 1000 especialistas de diversas áreas da saúde, como cardiologistas, ginecologistas, dermatologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

Segundo Eduardo Mendlovitz, diretor e co-fundador da startup, a estimativa é que até julho de 2021, o número chegue a 3 mil pacientes e 5 mil médicos e profissionais de saúde.

“Sem nenhum tipo de divulgação, já alcançamos um número expressivo. Atendemos uma demanda de serviços na saúde que é composta por uma parcela da população, cerca de 70%, que não tem plano de saúde, mas aceitam e podem pagar um valor justo para se consultar com um especialista”, explica o executivo.

Além disso, Mendlovitz ressalta que o aplicativo atende uma demanda de jovens médicos, que ainda não possuem uma carteira ativa de pacientes, mas que também não vêem vantagem em depender apenas do repasse de planos de saúde.

Presente nas quatro capitais do Sudeste e em Goiânia, no Centro-Oeste, a Healthtech também pretende expandir pelo Brasil, fazendo uma parceria com rede de hospitais pelo Nordeste no próximo semestre, além de iniciar uma internacionalização, chegando a países como Chile e Peru.

Disponível para iOS e Android, o serviço se vale de um algoritmo semelhante aos dos aplicativos de transporte urbano. O usuário seleciona a especialidade médica por smartphone, detalhando as preferências de data, localização, horário e valor de consulta. Ao finalizar a consulta, é repassado o valor de 15% ao iubem e o usuário não paga nada por esse serviço.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn