Dia da Inovação: Startups que estão impactando o mercado com novas soluções

Conheça empresas que estão transformando positivamente suas áreas de atuação

Redação 19/10/2020
Redação 19/10/2020

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Inovação, como forma de incentivo no desenvolvimento de novos produtos e processos. Explorar novas ideias vem se tornando cada vez mais necessário além de fazer parte de qualquer evolução. Para as empresas o impacto da inovação é cada vez maior, seja ela pequena, média ou grande. Inovar se tornou um gigantesco processo diferenciado e competitivo. Afinal, é inovando que se proporciona mudanças positivas. E é exatamente isso que algumas empresas vêm buscando em suas áreas de atuação: inovar no mercado trazendo mais facilidade em seus serviços e ajudando toda cadeia envolvida.

Inovando o mercado editorial

Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, inovou o mercado editorial implementando o modelo self-publishing no Brasil. Foi a primeira plataforma brasileira de print-on-demand (POD) a oferecer venda e distribuição direta. Nela, os autores podem publicar seus livros facilmente e disponibilizá-los nas maiores livrarias do brasil, tudo isso sem nenhum custo. Ela ainda oferece uma gama de serviços profissionais para aqueles que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Acelerando a inovação

Programa de Aceleração Visa, é uma iniciativa da Visa do Brasil, empresa líder em pagamentos digitais no mundo, que tem como objetivo fomentar o ecossistema de startups no País e promover o empreendedorismo, a inovação, o talento e a tecnologia. Além de acelerar as startups, a Visa tem o papel de auxiliá-las em sua atuação junto ao mercado e gerar conexões e negócios. O programa acontece desde 2017 e está na sua quarta edição. Já passaram por ele 69 startups e, até 30 negócios foram fechados pelo Programa, sendo 50% com parceiros Visa, 47% com a própria Visa e 3% entre as startups. Desde que participaram do Programa 14 startups conseguiram levantar cerca de US$ 21.9M em investimentos, desde então.

Inovação na saúde

Além de ter como um de seus focos startups e empresas de tecnologia, a Vitta, gestora de benefícios, também traz grandes mudanças e inovação para seu segmento. Como um de seus maiores diferenciais, a empresa trouxe no ano passado, o primeiro plano de saúde para startups do Brasil e com medicamentos inclusos. O produto, que é 100% digital, ainda conta com atendimento de uma equipe de saúde, disponível 24/7 pelo WhatsApp. Além disso, o aplicativo da empresa centraliza os dados de saúde do usuário, integrando digitalmente prontuários médicos, resultados de exames e prescrições de remédios, por exemplo.

“Com o crescimento no número de nossos clientes percebemos que deveríamos construir, com muita responsabilidade, um ecossistema de saúde onde os pacientes estariam no centro do cuidado, com muita inovação e orientados para que o atendimento seja facilitado”, comenta Tiago Barros, sócio da Vitta.

Inovação em Recuperação de Crédito

Acordo Certo é a maior empresa de renegociação de dívidas online do Brasil. Sua missão é transformar o setor de recuperação de crédito, com uma postura amigável – sem que os  colaboradores passem o dia ligando e pressionando os consumidores, com abordagens agressivas e invasivas. Ligações estão fora de cogitação. Toda aproximação é feita por meios digitais como e-mail, SMS, entre outros, se posicionando como um verdadeiro parceiro do cliente. As mensagens explicam como a empresa pode ajudar o consumidor a quitar suas dívidas e sugerem ao usuário que se cadastre na plataforma para negociar descontos e parcelas.

Todo processo é feito de forma 100% online e automatizada, com rapidez e segurança. O uso da inteligência artificial ajuda a entender quem e como abordar o cliente da melhor forma possível. Com o baixo custo da operação é possível dar descontos ainda maiores nos acordos fechados pela plataforma. Possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro entre outros. Conta com uma base com mais de 12 milhões de usuários cadastrados e mais de 3,5 milhões de acordos fechados pela plataforma.

Inovação no mercado de seguros

Flix é a primeira plataforma brasileira com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais. Fundada em março de 2020, por Felipe Barranco e Marcos Carneiro, a insurtech inovou no mercado ao disponibilizar um portfólio com 45 opções de ofertas, entre cobertura financeira e assistências, permitindo a personalização da cobertura securitária de acordo com a necessidade do cliente. Recém anunciada para o Sandbox da Susep, projeto que visa impulsionar o uso da tecnologia e acessibilizar produtos securitários, a Flix é uma das 11 empresas que lideram a pesquisa por inovação em seu setor.

Tornando cidades mais inteligentes 

Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, apresenta novidades constantemente, mas este ano, a empresa foi além e lançou o maior projeto latinoamericano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas e promete ser o futuro da mobilidade. A pandemia acelerou mudanças na forma de se locomover, a e-bike amplia trajetos e possibilita diferentes relevos, contribuindo para a sustentabilidade das cidades e, durante a pandemia, com o afastamento social.

Inovando a gestão financeira de pequenos e médios negócios
A fintech americana Intuit QuickBooks desenvolve sistemas para PMEs, autônomos e empresas contábeis digitalizarem a gestão financeira. O QuickBooks simplifica registros contábeis e consolida em um mesmo espaço informações sobre o fluxo de caixa, controle de estoques e obrigações fiscais que precisam ser cumpridas.

Esse conjunto de facilidades propicia ao empreendedor uma visão mais consultiva dos negócios para antecipar problemas como a necessidade de pedir um empréstimo, o que pode ser decisivo para encontrar melhores ofertas, condições e prazos de pagamento. Outras vantagens são liberdade para se concentrar no foco dos negócios, facilidade de enviar documentos de maneira remota dispensando contatos físicos com o contador, algo extremamente recomendado em tempos de combate ao coronavírus.

Inovação em rastreamento de frotas para PMEs

Cobli, plataforma de gestão de frotas mais eficientes, recentemente entrou em parceria com a Alelo integrando os benefícios da empresa com as do Cartão Alelo Frota. Usuários do cartão ganham mais precisão no controle de quilômetros rodados da equipe de campo. Com a Cobli, fica mais fácil confirmar as informações inseridas no cartão, uma vez que o cliente tem acesso aos dados precisos que o sistema de rastreamento oferece, como relatório de paradas, análise do modo de condução e tempo de motor ocioso.

Inovação no mercado de empréstimos

Creditas, principal plataforma 100% digital da América Latina, que usa tecnologia proprietária para viabilizar novas conquistas em todas as etapas da vida de seus clientes, foi responsável por mudar o cenário de crédito no Brasil. Atrelando tecnologia ao modelo de empréstimo com garantia (de carro, imóvel e salário), a fintech transformou um mercado de juros altos e crédito de má qualidade, possibilitando que brasileiros tenham acesso a empréstimos com juros que partem de 0,75% ao mês.

Inovação no mercado de Recursos Humanos

Revelo, maior HRTech da América Latina, inovou o mercado de Recursos Humanos com a ferramenta ‘Revelo Remoto’ – que permite a realização de processos seletivos de forma 100% on-line, de ponta a ponta, desde entrevistas iniciais até o envio de proposta final com opção de vídeo-entrevista integradas e sem necessidade de infraestrutura externa.

O recrutador escolhe os candidatos que participarão da etapa de conversa individual ou dinâmica de grupo, e conecta todos em uma sala on-line completamente ambientada para a situação. Tudo isso, sem custo adicional para as empresas, que não precisam mais contratar ferramentas extras para a realização destes processos de forma remota. O uso da funcionalidade possibilita processos seletivos mais curtos que duram, em sua totalidade, duas semanas e também a economia de pelo menos nove mil reais por ano para as empresas.

Inovação nos serviços financeiros

IOUU, fintech de peer-to-peer ou P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, inovou o mercado de serviços financeiros com a sua plataforma que possibilidade investir ou conseguir crédito sem sair de casa, tudo de forma digital. Um modelo que é rápido, fácil, não utiliza papel e o custo é muito menor para o cliente. Seja pelo aplicativo ou por motor de crédito, a IOUU utiliza inteligência de dados e tecnologia de ponta em suas análises.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.