Importação movimenta $140 bilhões de janeiro a outubro

A pandemia do Coronavírus impactou diversos setores da economia e a logística internacional não escapou desse cenário. Nos primeiros meses de pico da contaminação, a paralisação do comércio fez com que a Importação diminuísse seu ritmo expressivamente. Por isso, o primeiro semestre do ano trouxe um baque para muitas empresas que atuam no comércio exterior.

Já a segunda metade do ano chegou com um pouco mais de esperança e foi possível ver uma melhora nas previsões. Houve a reabertura do comércio e, em conjunto, a notícia do início do mês de outubro de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020: de uma queda de 9,1%, a previsão passou a apresentar uma retração de 5,8%. Já para 2021, a previsão é de que haja um crescimento de 2,8%. Mesmo assim, o panorama geral ainda pede cautela e muito planejamento estratégico em 2021.

Números levantados pela equipe da LogComex em sua plataforma de inteligência mostraram que, em comparação ao mesmo período do ano anterior, a importação movimentou 140 bilhões de dólares em valor FOB — esse valor representa 18% a menos que nos 10 primeiros meses de 2019.

Coronavírus: quais foram os setores mais atingidos na Importação?

A Importação é, praticamente, um reflexo da produção interna do país. Portanto, com o impacto negativo da pandemia nas atividades produtivas, a queda nas importações é inevitável. Também em levantamento realizado pela equipe da LogComex, foram analisados os números de Importação de cinco setores:

– Automotivo;

– Alimentício;

– Químico

– Têxtil

– Eletrônico.

Dos cinco setores estudados, os que apresentaram maior queda no valor FOB acumulado de 2019 para 2020 foram o automotivo, com queda 33%; e o têxtil, com queda de 23%. Para a indústria automobilística, os números negativos se devem à grande paralisação da atividade produtiva no Brasil nos primeiros meses de propagação da Covid-19.

O cenário para a indústria automotiva é repleto de desafios. O volume de produção aumentou nos últimos meses, mas os impactos econômicos foram muito acentuados — por isso, o ritmo de crescimento está lento e deve se manter assim por um tempo.

Na indústria têxtil, que também sentiu a crise com mais força, mais de 70 mil vagas de emprego foram fechadas segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse panorama também se explica pela paralisação das linhas produtivas no início da pandemia. O número exemplifica de maneira triste e clara a crise enfrentada pelas indústrias.

Análise de mercado: vantagem competitiva em tempos de crise

Prever o futuro com 100% de assertividade, infelizmente, não é uma realidade possível quando se trata de negócios. Porém, é possível ter mais segurança ao se tomar decisões estratégicas por meio dos dados. Rever e repensar os planos não é uma tarefa que deve deixar de existir, mas a diminuição de riscos diante de crises como a que se enfrenta atualmente é possível com a análise de mercado.

A pandemia do Coronavírus chegou deixando explícita essa necessidade de maneira cruel para muitas empresas, que atualmente enfrentam as consequências de não terem se preocupado com o estudo de informações valiosas para o negócio. A LogComex é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas de estudo e análise de mercado, possibilitando que empresas atuantes no comércio exterior estejam preparadas mesmo em realidades caóticas como a de 2020.

Mensalmente, a LogComex produz um infográfico com os dados mais relevantes da Importação, exemplificando o poder da ferramenta e as possibilidades de análises disponíveis aos importadores. Neste material, além dos valores totais de importação, é possível observar um panorama sobre:

– Os valores totais de frete;

– Informações sobre rotas e fretes na Importação marítima;

– Dados sobre a Importação marítima;

– Dados sobre a Importação aérea;

– Dados sobre a Importação de setores importantes para a economia global.

Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter
Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

Facebook
Twitter
LinkedIn