Investindo na sua Felicidade

Faça a sua declaração de rendimentos emocionais

Ricardo Bellino 26/09/2019
Ricardo Bellino 26/09/2019

Você já fez uma avaliação do seu patrimônio emocional?

Você já emitiu um extrato da sua felicidade?

Depois de acessar sua caixa de Correio, você percebe que seu extrato bancário está no topo da lista. Você deveria abri-lo? Se você é como a maioria das pessoas hoje em dia, hesita. Por um lado, você sente que deve ser responsável e sabe como estão indo seus investimentos. Por outro lado, você sabe que isso apenas fará você se sentir pior. O que você faz? Os economistas sustentam a ideia de que temos várias fontes ou tipos de capital em nossa vida. Todos conhecemos o capital financeiro – que inclui o dinheiro na sua declaração de investimento. Mas também temos capital humano – o conjunto de habilidades que aumentamos nosso valor no mercado, capital familiar – os recursos e as habilidades de nossa família (que podem nos ajudar quando precisamos deles), capital espiritual – sua fé – ou sua capacidade de se conectar a algo maior que você (como a natureza) e capital social – nossos amigos e conexões fora de nossa família.  Por que esses recursos não deveriam fazer parte da declaração que você está abrindo? Afinal, quando você olha para o cenário mais amplo, há menos picos para cima e para baixo… e mais importante, os outros tipos de capital geralmente estão mais sob seu controle e são mais recompensadores do que apenas o capital financeiro.

Faça o download da planilha “Investindo em Você” e mantenha os seus ativos emocionais sob controle, buscando o máximo de rentabilidade.

Planilha:

https://empreendedor.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Investimento-em-Felicidade.xlsx

Customize as categorias conforme a sua conveniência e faça avaliações periódicas (sugiro que o faça trimestralmente).

Coisas que você não pode comprar

* Amor, Sonhos, Amigos, Felicidade e Tempo

Coisas em que você pode investir

* Amor, Sonhos, Amigos, Felicidade e Tempo

Qual é o seu patrimônio líquido?

– O que é importante na vida?

– O que importava para a vovó?

– O que você diz aos seus filhos?

 

O que importa para você?

– De que hobbies você gosta?

– Quem são seus amigos íntimos?

– Sobre o que você sonha?

 

O que você já tem?

– Qual é o seu capital financeiro?

– Qual é o seu capital humano?

– Qual é o seu capital familiar?

– Qual é o seu capital espiritual?

– Qual é o seu capital social?

 

Maneiras de investir em sua felicidade  

Uma das técnicas mais poderosas é praticar a gratidão. Ajuda a apreciar o que você tem, enquanto faz você esquecer o que não tem!

Enquanto exercitamos nossa mente e alma, não vamos esquecer nosso corpo. Existe uma forte conexão com a forma como você trata seu corpo e como se sente emocionalmente.

Depois de acelerar esse coração, você pode precisar desacelerar. Finalmente, se isso não funcionar, tente uma soneca rápida. Estes cochilos de 20 minutos foram projetados para fornecer a energia necessária para florescer!

O que está funcionando para você? Ajude alguém compartilhando sua história! Quando leio um artigo como este, sou cético em relação aos conselhos dados e isso realmente me ajuda a ver se está funcionando ou não. Compartilhe sua história comigo, enviando-me um e-mail para: bellino@schooloflife.com

 

Entenda a planilha: