Irmãos apostam em profissionalização e transformam sonho de família em negócio rentável

Os irmãos Leandro e Leonardo Castelo, ao lado do pai, José Edmar, investiram no ramo de produtos de limpeza e hoje contabilizam o sucesso desta decisão pelo crescimento da Ecoville. Leandro compartilha pelo canal colaborativo Eu, Empreendedor os detalhes de suas trajetórias:

Fabricar de noite, vender de dia. Por muito tempo, essa foi a nossa rotina, formados em engenharia que, inspirados no modelo de venda direta de empresas como Avon, Mary Kay e Natura, decidimos empreender no segmento de produtos de limpeza. Ao lado de nosso pai, José Edmar Castelo, criamos em 2007 a Ecoville, indústria que comercializa diferentes itens para limpeza de casas, empresas e carros.

O caminho não foi fácil. A nossa família chegou a dormir por mais de seis meses em um pequeno galpão para fabricar à noite os itens que seriam vendidos na manhã seguinte. Mas o esforço valeu a pena. Em menos de 10 anos, a empresa chegou a 142 lojas, a maior parte licenciada, e, em 2016, a marca entrou para o segmento de franchising.

A ideia do negócio surgiu quando o nosso primo decidiu “importar”, da região Sudeste do país para Santa Catarina, o modelo de vendas tradicional de produtos de limpeza que se traduz no famoso carro de som que circula pelas ruas oferecendo uma variedade de produtos às donas de casa.

De olho nas oportunidades deste segmento que movimenta R$ 24 bilhões por ano, decidimos investir no modelo em Joinville, cidade onde vivíamos. Aos 24 anos, decidi deixar o cargo de gerente de operações da Coca-Cola para embarcar no projeto ao lado da família. Estava no auge da minha carreira, mas decidi que era hora de empreender. O mesmo aconteceu com meu irmão Leandro, que trocou o posto de gerente de projetos de automação em uma empresa que prestava serviços para a Sadia pelo empreendedorismo.

Em 2009, depois de dois anos trabalhando artesanalmente, sem padronização, o que limitava o volume de produção, decidimos expandir e profissionalizar o negócio. Neste momento, reunimos as economias para montar a primeira fábrica, um pequeno galpão de 200 m², e uma Kombi, que seria usada para vender os produtos nas ruas da cidade.

No começo, passávamos as noites fabricando e os dias vendendo nas ruas de Joinville. Com as vendas em crescimento, decidimos investir ainda mais e, em 2010, adquirimos 12 novos carros para dar início a um plano agressivo de expansão por meio da parceria com revendedores e abertura de lojas próprias.

Fizemos uma proposta aos nossos “concorrentes”, convidando o pessoal que produzia e vendia de maneira irregular e pouco profissional para ser um parceiro Ecoville. Nós oferecíamos o produto, e eles revendiam. O resultado da estratégia foi um sucesso e após cinco anos de existência da empresa tínhamos 260 revendedores.

Por conta da resposta positiva do mercado na região de Joinville, em 2012, a empresa decidiu dar outro importante passo ao abrir a primeira loja física. No primeiro semestre, sete lojas próprias foram abertas na cidade de Joinville.

A Ecoville também passou a oferecer aos seus revendedores a possibilidade de adquirir uma loja licenciada, com apoio técnico dado pela empresa, e com o diálogo cada vez mais frequentes com os revendedores, a marca chegou a 142 lojas em nove anos.

Dentre os produtos oferecidos nos estabelecimentos da Ecoville, que hoje tem o maior mix de produtos de limpeza do País, com 250 tipos de artigos, estão alvejantes, amaciantes, detergentes, desengordurantes, limpadores, limpa-vidros e, até mesmo, artigos de limpeza para carros, com embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros. As embalagens econômicas são nossa principal característica e a economia para o consumidor chega a 70%, em relação aos produtos das marcas líderes.

A Ecoville se tornou o supermercado da limpeza com lojas especializadas e entrou também para o franchising em junho de 2016, ao oferecer o modelo de franquia e microfranquia para empreendedores interessados na marca. Entre os principais benefícios que a empresa oferece ao franqueado está um sistema para gerenciamento de clientes, vendas e retaguardas. Também estão inclusos assessoria de marketing, consultoria de campo, consultoria jurídica, consulta a especialistas, além da academia de vendas, na Universidade Ecoville, com treinamentos oferecidos durante todo o ano sobre técnicas de vendas, produtos e gestão estratégica.

Atualmente, a empresa gera mil empregos diretos e tem dois parques fabris: um em Joinville e outro em Belo Horizonte. Sinto muito orgulho quando paro para pensar que eu e meu irmão passávamos as noites fabricando os produtos para vender no dia seguinte. A Ecoville chegou até aqui com muito trabalho e queremos chegar ainda mais longe. Não queremos só crescer, mas impactar a sociedade ao gerar emprego, renda, realizar sonhos e, claro, difundir o empreendedorismo.

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