Inspiração para melhorar experiência com turismo rodoviário

José Almeida  sentiu na pele a dificuldade de percorrer o Brasil de ônibus. Sua experiência serviu de inspiração, como ele conta no relato via Eu, Empreendedor, para criar  um negócio foco no usuário do transporte rodoviário.

Há 10 anos, fiz uma longa viagem percorrendo o litoral brasileiro de ônibus, de Florianópolis a Fortaleza, e senti muita dificuldade para obter informações sobre que companhias faziam quais trajetos, as melhores opções, variação de preços etc. Foi a motivação para criar, logo que voltei da maratona rodoviária, uma plataforma de informações reunindo dados de diversas viações, que servisse como referência aos viajantes.

Comecei a empresa em 2009 junto com minha companheira Gabriela Guimarães, que tem formação na área de Turismo e Hotelaria – um complemento à minha formação em Engenharia da Computação em meu país natal, Portugal. Nosso negócio começou a ganhar estrutura em 2014 a partir do impulso dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediou (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016), aquecendo o turismo interno. Foi quando entraram dois sócios – Bruno Pagliarelli, atual diretor de marketing, e Thiago Machado, diretor de tecnologia – e o negócio decolou.

Hoje, o BuscaOnibus recebe mensalmente mais de 4 milhões de usuários e opera mais de 12 milhões de pesquisas de preços, horários e trajetos por meio de um banco de dados com mais de 160 viações nacionais e internacionais na América do Sul. Nos consolidamos como um gerador de leads (clientes) para empresas e agências de viagem online (as OTAs) e referência para mais de 21 milhões de pessoas só em 2017.

O modelo de negócio é baseado em três serviços: comissão de vendas por meio da Central de Passagens (serviço no qual conta com parceiros como ClickBus, Brasil by Bus, Guichê Virtual, Quero Passagem, BusBud e Netviagem), parceria com serviços como BlaBlaCar (compartilhamento de viagens) e a britânica Skyscanner (que permite a comparação de preços entre passagens de ônibus e avião, em trechos acima de 600km), além de publicidade nativa no site, hoje uma das principais referências online sobre compra de bilhetes rodoviários.

Nosso serviço principal não é vender passagens, mas sim levar informações com qualidade, rapidez e credibilidade na busca de passagens online de ônibus no Brasil. Queremos ser a principal referência no país no assunto, ajudando o viajante a ter a melhor experiência possível e estimulando também mercados como turismo e viagens de negócios por meio da plataforma.

E acredito que este seja o melhor momento para isso, pois o mindset digital está chegando ao mercado rodoviário, impulsionado por startups, agências online e empresas de metabusca. O consumidor está cada vez mais conectado e essa demanda por facilidades e mais informação, um propósito que me levou a montar a empresa no fim da década passada, vai tornar o mercado rodoviário brasileiro cada vez mais próximo da experiência com o setor aéreo e hoteleiro.

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