Jovens empreendedores resgatam área inutilizada para realizar eventos

Foram quase cinco anos de espera, entre planejamento, reuniões com amigos, empresários do setor e especialistas. Quando conquistaram a tão sonhada autorização para construção do ExC, Guga Weigert e Rodrigo Lasmar correram contra o tempo tirar do papel o projeto arquitetônico, idealizado pela Oficina Par, de Tiago Freire e Marcelo Jardim, e transformar o local, até então terreno baldio dentro do Jockey Club Brasileiro, em um empreendimento versátil e multifacetado. O ExC ainda está prestes a completar um ano de vida e já coleciona eventos importantes pro calendário da cidade, entre eles estão a transmissão oficial da final da Champions League 2018, a pop up Jack Daniel’s Rock Bar (em três meses levou mais de 90 mil pessoas para o local), Brew Art com jazz e gastronomia, aniversário e casamentos de celebridades, corporativos e entretenimento.

O espaço foi batizado de ExC (ésqui)  e ficou preparado para receber diversas frentes de eventos, seja ele corporativo, cultural, casamentos e entretenimento, cada um com sua identidade e características.  Adaptável, o ExC comporta de 300 a 2 mil pessoas na área total. O nome fortifica e concretiza os pilares da empresa dos sócios: Espaço versus (representada pelo x) Conexão, Colaboração e Criação, que resultou na sigla ExC

“Depois de cinco anos de projeto, conseguimos abrir o ExC com força total. E, em 2018, com apenas nove meses de casa funcionando, fizemos mais de 49 eventos, que inclui  corporativos, feiras e congressos, aniversários, Bar Mitzvá, casamentos, eventos de bilheteria e formaturas. Só neste período, circularam aqui mais de 150 mil pessoas. É uma grande satisfação conseguir fazer a diferença na vida dessas pessoas e de alguma maneira participar da vida delas”, afirma o sócio-fundador Rodrigo Lasmar.

Um dos objetivos principais da dupla é estar sempre aberto para receber projetos de qualquer pessoa através do método de crowdfunding – tornando o espaço aberto a qualquer boa ideia. Outro destaque do ExC, que vai muito além de um espaço vazio, é a interatividade no blog, dentro do site, com o grande público, onde ensinam tudo sobre como realizar um evento, seja ele qual for.

A dupla pensou com cuidado em todos os detalhes para a área externa, com 1.220 metros quadrados , mantendo todas as árvores e ainda trazendo o conceito de plantação de um greenwall (jardim vertical), com sistema de irrigação próprio. A estrutura do local também conta com piso drenante, que não permite acúmulo de agua e em breve, o projeto visa reaproveitar a água armazenada para outras funções do local, evitando desperdício. Além disso, também está nos planos dos sócios instalar teto 100% solar ou energia eólica, devido a boa corrente de vento dali.

www.exc.rio.br

Facebook
Twitter
LinkedIn