Juros caem para consumidor e empresa, diz Anefac; veja taxas

As taxas de juros das operações de crédito para consumidores e empresas recuaram em fevereiro, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Para pessoa física, a taxa de juros média passou de 6,85% ao mês em janeiro para 6,73%, na primeira redução do ano, de 0,12 p.p. (ponto percentual). Com exceção da linha de crédito do cartão de crédito rotativo que manteve inalterada sua taxa de juros média e do cheque especial que teve sua taxa de juros elevada, todas as demais linhas de crédito tiveram suas taxas de juros reduzidas em fevereiro.

Já para a pessoa jurídica, houve redução de 0,02 p.p. em todas as linhas pesquisadas, com a média passando de 3,88% ao mês para 3,86%. Com exceção da linha de crédito da conta garantida que teve sua taxa de juros elevada no mês, todas as linhas de crédito pesquisadas foram reduzidas no mês.

De acordo com o coordenador da pesquisa e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas reduções podem ser atribuídas a quatro fatores: o bom momento que passa a economia brasileira, com crescimento no nível de emprego e renda; A estabilidade nos índices de inadimplência; Maior competição no sistema financeiro; e as margens existentes nas taxas de juros atuais que permitem manter e até reduzir as taxas de juros mesmo em um ambiente de elevação da taxa básica de juros (Selic).

Taxa de juros em fevereiro

Consumidores
Comércio – 5,60%
Cartão de crédito – 10,69%
Cheque especial – 7,68%
CDC (bancos) – 2,34%
Empréstimo pessoal (bancos) – 4,65%
Empréstimo pessoal (financeiras) – 9,44%

Empresas
Capital de giro – 3,07%
Desconto de duplicatas – 3,09%
Conta garantida – 5,43%

 

Facebook
Twitter
LinkedIn