Klüber Lubrication estimula negócios e desenvolvimento de pessoas por meio do intraempreendedorismo

O estímulo à prática do intraempreendedorismo no dia a dia, dando espaço para que os colaboradores acertem, errem e descubram é cada vez mais comum entre os líderes das organizações. Na Klüber Lubrication, este modelo de ‘empreender dentro dos limites da organização’ é exercido há muito tempo.

O primeiro projeto, focado em Eficiência Energética, completou 10 anos, sendo que a área representa atualmente 10% do faturamento no Brasil. Além disso, outros 10 projetos nesse mesmo modelo estão em andamento nas diversas áreas da empresa, com o objetivo de gerar ainda mais receita e atender as demandas dos clientes. Entre eles, iniciativas voltadas para equipamentos móveis, mercado agrícola, sistemas preditivos, geomarketing, soluções financeiras, entre outros.

Incentivado pela alta liderança da empresa, os resultados dessa nova cultura já trazem benefícios concretos para a empresa do Grupo Freudenberg. O próprio CEO para América do Sul e Austrália, Enrique Garcia, é um exemplo. O executivo faz parte do programa EXAME Mentoria PME Estratégia há alguns anos, atuando de forma consultiva junto a empresas que buscam desenvolvimento e crescimento, analisando seus modelos de negócios e desafios.

“Está no DNA da Klüber Lubrication e do Grupo Freudenberg promover inovações e o empreendedorismo corporativo. Estou na empresa há 25 anos e busco manter o assunto constantemente em discussão, para inspirar a todos. Compartilhar minhas vivências e experiências pessoais faz parte do meu dia a dia”, comenta Enrique Garcia.

Outros projetos também fomentam o espírito empreendedor

A cultura já está enraizada na empresa; por isso a Klüber Lubrication ampliou sua participação em outros projetos como, por exemplo, ser uma das sete participantes do ‘Centro de Intraempreendedorismo’, um programa pioneiro no País, parceria entre a Liga de Intraempreendedores com a Fundação Dom Cabral (FDC). O objetivo é criar uma cultura de inovação no ambiente empresarial, desenvolvendo e apoiando novos negócios criados por intraempreendedores.

“O Centro é uma prova disso. Mesmo sendo composto por segmentos diversos, é possível enfrentar desafios e aprender juntos qual a cultura que nós, como líderes, temos que desenvolver em nossas organizações para que o intraempreendedorismo aconteça, e como temos que motivar nossos intraempreendedores a seguirem em frente”, comenta Garcia.

Luiz Faccin, Especialista de Projetos de Inovação da Klüber Lubrication, comenta: “Queremos que nossos colaboradores se sintam mais à vontade para criar projetos, ousar e incorporar essa cultura empreendedora ao mindset”.

A Klüber Lubrication também faz parte de um Hub de Mineração com mais de 20 indústrias do segmento. Entre os objetivos do grupo estão, discutir questões de eficiência energética e operacional e fontes alternativas de energia. Já foi iniciada uma pré-seleção de startups, com as quais o hub desenvolverá parcerias para a geração de novos negócios.

“Somente a diversidade é capaz de desenvolver empreendedores coorporativos. É necessário olhar para fora para aprender com empresas diferentes, no âmbito das ideias, pensamentos e negócios”, diz Garcia.

Cultura organizacional que dá apoio à inovação

Uma pesquisa feita em 2018 pela HowMuch.net com dados da UNESCO aponta que o Brasil está em nono lugar no ranking de países que investem em Pesquisa & Desenvolvimento. Mas, mesmo estando entre os dez primeiros, é necessário que se pratique uma cultura organizacional que realmente apoie um ecossistema fértil à inovação, permeando todas as áreas da empresa.

“Na Klüber Lubrication, acreditamos fortemente no poder da inovação pois, sem ela, o intraempreendedorismo não traz resultados. Estamos motivando qualquer funcionário na América do Sul ou na Austrália a ser intraempreendedor. Não é fácil, mas nós estamos aqui para ajudar”, finaliza o CEO.

Facebook
Twitter
LinkedIn