Lancei um projeto para propagar uma comunicação eficiente para diminuir conflitos e gerar mais harmonia

Úrsula Freitas 19/11/2019
Úrsula Freitas 19/11/2019

O CUCA foi criado para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da comunicação. É uma reflexão sobre uma comunicação saudável, e quais ferramentas devem ser utilizadas para conseguir se comunicar de forma fluida e eficiente, a fim de atingir o resultado desejado quando se passa uma mensagem para o outro.

O projeto nasceu com meu diagnóstico de esclerose múltipla, coincidindo com o meu divórcio. Por dois anos geri meu próprio conflito de maneira negativa, onde a raiva e o ressentimento permeavam a minha fala. Com o passar do tempo e muita dor, acabei adoecendo.

Resolvi escrever para ajudar as pessoas, fazendo por pelas o que gostaria que tivessem feito por mim, quando não tinha clareza ou objetividade, e as emoções me atrapalhavam na comunicação com o pai dos meus filhos. Percebi que uma comunicação adequada é imprescindível para evitar o agravamento da situação.

Com muito estudo e práticas desenvolvi ferramentas que foram aplicadas em cenários familiares, empresariais e comunitários. Nas palestras e bate-papos em empresas as pessoas fazem uma autoanálise de sua própria comunicação e com o outro para ajustar diálogos.

O Círculo de diálogo é uma ferramenta poderosa, proporciona o sentimento de pertencimento, igualdade e inclusão. Todos somos importantes aquele sistema e a vivencia de cada uma ajuda os demais a tomarem suas decisões, estabelecerem metas e objetivos.

O CUCA propõe uma atuação em colaboração. Baseado na teoria sistêmica da psicologia, entendemos que todos fazemos parte de um sistema, onde a solução para toda questão, seja ela familiar, na empresa e ou na comunidade, é a participação e comprometimento de todos na busca de uma solução.

Úrsula Freitas é advogada colaborativa, mediadora de conflito e idealizadora do CUCA

Link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=WdmkXcRajnI