Mais de 80% dos donos de pequenos negócios não demitirão

Nos próximos 12 meses, 81% dos donos de micro e pequenas empresas não pretendem demitir funcionários. Destes, 24,5% afirmam que vão contratar novos empregados. As informações constam da Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios, pesquisa inédita feita pelo Sebrae, que concluiu sua primeira edição em junho e terá periodicidade trimestral para mapear as expectativas dos empresários em relação a economia brasileira e a própria empresa.

Os encargos trabalhistas, a complexidade da legislação e o custo do salário mensal foram citados como sendo os maiores entraves para que os empreendedores contratem novos empregados. “Chama a atenção o fato de que, apesar dessas dificuldades relatadas, quatro de cada dez donos de pequenos negócios pretendem aumentar o quadro de funcionários. Isso demonstra a importância das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no país”, ressalta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Além da intenção de contratação nos próximos 12 meses, a Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios também analisa a perspectiva de faturamento e a avaliação da situação econômica. De acordo com o resultado apresentado, cerca de 55% dos empresários acreditam que a situação econômica vai permanecer como está ou melhorar e 33% acreditam que terão um aumento de faturamento.

Para a realização da pesquisa, foram ouvidos 2.859 microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenos empresários, optantes ou não do Simples Nacional, das cinco regiões brasileiras.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn