Mais de 90% dos brasileiros gostariam de trabalhar em um ambiente pet friendly

Patrícia Moraes 17/07/2019
Patrícia Moraes 17/07/2019

Trabalhar com o pet ao lado já é algo comum em alguns países no exterior, como Estados Unidos, mas essa tendência começa a ganhar cada vez mais espaço no Brasil. Segundo um levantamento realizado pela DogHero, com mais de 700 participantes, mais de 90% dos brasileiros gostariam de trabalhar em um ambiente pet friendly ou aprovariam a possibilidade de levar seu cão para o trabalho. Por aqui começam a surgir diversas iniciativas, desde empresas que promovem eventos de um dia para que seus colaboradores levem seus pets, até organizações que adotam seus próprios mascotes.

Eles fazem parte da família e muitas pesquisas comprovam os benefícios da presença dos animais no ambiente de trabalho. Em um estudo realizado por cientistas da Universidade de Azabu, no Japão, os pesquisadores identificaram que donos de cães apresentavam maiores níveis de ocitocina no sangue, conhecida como o “hormônio do amor”. Essa  substância está ligada à sensação de relaxamento e bem-estar, além de estimular os laços familiares e ajudar a reduzir os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse e relacionado às doenças do coração.

Empresas vêm apostando no convívio entre pets e humanos em diferentes ambientes, para proporcionar maior bem-estar às pessoas. A Olá Pet!, idealizada pela médica veterinária Patrícia Moraes, é responsável por uma gestão personalizada em vivências pet Friendly estimulando o convívio entre humanos e pets para que as empresas, colaboradores e clientes desfrutem dos benefícios que o conceito traz para todas as partes.  A empresa possui diferentes formas de atuação para promover o relacionamento entre cães e seres humanos, como por exemplo, o Pet Networking, um modelo descontraído de evento, para proporcionar amizades e gerar novos negócios. “Durante o evento realizamos diversas atividades, entre elas, o incentivo à adoção de cães e gatos abandonados”, comenta Moraes.

A empresa que foi fundada pela veterinária em abril de 2018, já realizou diversos eventos para promover o relacionamento entre animais e pessoas. “A Olá Pet! foi criada pela minha paixão por animais, que é compartilhada por milhares de pessoas, e também por ter amplo conhecimento dos benefícios que a convivência com eles proporciona à nossa saúde física e emocional”, conta Moraes. A empresa prevê encerrar o ano de 2019 com crescimento de 20% na receita.

Para empresas que ainda não estão prontas ou que desejam iniciar o processo para receber animais no mesmo espaço aos poucos, há a possibilidade de adotar um mascote, para garantir um ambiente mais saudável. Esse foi o caso do Spaces Berrini, coworking que adotou o SRD (Sem Raça Definida), Arthur, como membro do escritório. “As empresas podem começar adotando um cachorro, para que essa cultura ganhe espaço aos poucos dentro da organização”, explica Moraes. Os animais são avaliados e preparados por especialistas em comportamento animal, para tornar a convivência entre colaboradores e cães ainda mais agradável. Desta forma, os gestores vão comprovar os benefícios que o pet trará à sua equipe, como diminuição de estresse no trabalho, melhora do relacionamento interpessoal, retenção de talentos, colaboradores mais comprometidos com a empresa, dentre outros.

A Olá Pet! também se dedica à adaptação de ambientes, para que sejam considerados amigáveis e preparados para receber os animais, espaços que passam por uma avaliação e ajustes para implementação de um projeto pet friendly. “São realizadas pequenas adaptações e instruções aos colaboradores, para adequar esses espaços para receber os pets”, conta Moraes. Os espaços habilitados ganham um Certificado Pet Friendly, indicando que naquele ambiente os animais serão bem recebidos. A certificação está disponível para diversos tipos de empresas como hotéis, escolas, hospitais, entre outras.

Sobre A Olá Pet! – Vivências Pet Friendly

Foi criada em abril de 2018, pela veterinária Patrícia Moraes. A empresa é especializada em promover o relacionamento entre animais e seres humanos, com o objetivo de proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida, atuando em diversas frentes como empresas do segmento corporativo, escolas, hotéis, centros comerciais, hospitais, condomínios corporativos e residenciais.

*Patrícia Moraes é Médica Veterinária formada e pós-graduada pela USP. Sócia e fundadora do Hospital Veterinário Paes de Barros e CEO & Founder da Olá Pet! – Vivências Pet Friendly. Responsável pela customização de projetos Pet Friendly, a partir de parâmetros internacionais de eficiência.