Mercado brasileiro de franquias cresce 7% este ano segundo ABF

O setor de franquias, mesmo com a crise do país, segue a pleno vapor, colecionando índices de crescimento ano após ano. Só para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2019, o franchising nacional já movimentou R$ 41,4 bilhões, registrando avanço de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado. E, em termos de abrangência, está presente em mais de 40% das cidades brasileiras.

Esses números têm motivado muitas pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, seja usando economias acumuladas ao longo da vida ou o fundo de garantia, após uma demissão. Para quem ainda não mergulhou nesse oceano azul de oportunidades por considerar a franquia um investimento inalcançável, muito alto, pode rever seus conceitos: existem possibilidades para todos os objetivos, gostos e, principalmente, bolsos!

Claudio Tieghi, consultor de franquias e membro do Coletivo Franchising de Propósito, fala que os pontos positivos de uma franquia de valor considerado baixo no mercado é que, “em geral, são franquias que não demandam administração complexa, necessitam de um número reduzido ou não precisam de funcionários, podem se enquadrar em classificações fiscais que favorecem os pequenos negócios, como Simples e Super Simples, e costumam encontrar linhas de crédito com taxas atrativas”.

 Para que o barato não saia caro, ele ressalta a importância do empreendedor ter em mente que, dentro da taxa de franquia, há o capital de giro, ou seja, nos seis primeiros meses como franqueado, ele não poderá depender da franquia para manter a si e sua família. Outro aspecto que ele destaca é que franqueador e franqueado precisam ser muito sinceros sobre a questão do que o franqueado deverá fazer no dia a dia da sua unidade, pois as franquias de menor investimento demandam total atenção de quem está à frente do negócio para darem certo.

 Ficou interessado em ser o seu próprio chefe, mas está em busca de uma franquia que caiba no seu orçamento? Confira a lista que preparamos com opções variadas com investimento inicial a partir de R$ 5,2 mil: 

Paper Pão

Franquia de publicidade em saco de pão. O franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários, chamados de módulos, que são do tamanho aproximado a de um cartão de visitas. Cada saquinho pode conter até 32 anunciantes diferentes. Os anúncios são veiculados por edição, também chamada de tiragem, contendo a partir de 10 mil exemplares cada. Já as padarias são parceiras no negócio e, por isso, não pagam nada para ter os sacos de papel. Hoje, possui 38 unidades presentes em 13 estados.

Investimento inicial: 5,2 mil reais

Prazo de retorno: 6 a 18 meses.

www.publipaper.com.br

Dank Idiomas

O formato de escola móvel oferece aos franqueados um modelo de negócios enxuto em que eles podem trabalhar em sistema home office, sem necessidade de instalar-se em ponto comercial e fazendo sua própria rotina. A operação precisa apenas de itens básicos, como mesa, cadeira, computador, conexão à internet e telefone. O kit inicial vem com tudo o que o profissional precisa para começar a dar aulas particulares em sua cidade. Possui atualmente 3 unidades em três estados.

Investimento inicial: de 7,5 mil reais a 60 mil reais

Prazo de retorno: 6 a 18 meses

 www.dankidiomas.com.br  

CS Plus

CS Plus é uma plataforma em nuvem inovadora, abrangente e interativa focada em colégios, a fim de aproximar seus alunos e professores do ensino de ciência da Computação de qualidade como disciplina na grade curricular, de forma a manter o interesse do estudante e, ao mesmo tempo, validar e medir seu aprendizado constantemente. A CS Plus é uma startup norte-americana, spin-off da SuperGeeks, escola de Ciência da Computação criada em 2014 com mais de 60 unidades espalhadas por todo o país e atendendo mais de 200 escolas.

Investimento inicial: de 15 mil a 30 mil reais

Prazo de retorno: 12 a 30 meses.

 www.cs.plus

Cuidare

A rede de cuidadores de pessoas Cuidare foi fundada em 2013 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, pela enfermeira Izabelly Miranda, que percebeu a carência de um serviço profissional humanizado e de qualidade na área de assistência ao idoso. Além dos idosos, a empresa também oferece serviços de cuidado a crianças, adultos com limitações físicas ou mentais, gestantes, mães de múltiplos e pessoas em pós-operatório. No franchising desde 2016, o negócio possui 58 unidades em 21 estados. O faturamento médio mensal do franqueado varia entre 54 mil e 180 mil reais.

Investimento inicial: de 25 mil a 38 mil reais

Prazo de retorno: 6 a 18 meses.

 www.cuidarebr.com.br

Inoivando

Rede de franquias de marketing digital para o segmento de casamentos e eventos para noivas que aproxima consumidores e fornecedores de forma regionalizada, oferecendo os melhores serviços e produtos. Hoje, possui 6 unidades em 5 estados.

Investimento inicial: 32,8 mil reais

Prazo de retorno: 16 meses

 www.inoivandofranquias.com.br

Los Paleteros

Pioneira no mercado de paletas mexicanas, a Los Paleteros e se consolidou e possui mais de 1000 pontos de vendas espalhados pelo país. Uma de suas estratégias mais bem-sucedidas está no ramo das microfranquias, com faturamento médio mensal estimado para o franqueado nesse modelo de R$ 25 mil. Com uma das mais modernas fábricas de sorvete do Brasil, a Los Paleteros é hoje uma das únicas marcas de sorvete nacionais com produtos aceitos no mercado internacional. São mais de 30 sabores produzidos a partir de uma matéria-prima fresca e de qualidade, selecionadas em diversos países.

Investimento inicial: 40 mil reais

Prazo de retorno: 12 a 24 meses

 www.lospaleteros.com.br

Taki App

Aplicativo de compras que surgiu com o intuito de transformar o hábito de consumo dos brasileiros. Fornece uma experiência diferenciada com uma plataforma especializada em compras online. Diferentemente de todos outros, o Taki App conta com diversos segmentos, como supermercados, farmácias, floriculturas, distribuidoras de bebidas, entre outros. Atualmente, possui 8 unidades em 5 estados.

Investimento Inicial: 59.828 mil reais

Prazo de retorno: 12 a 14 meses.

 www.takiapp.com.br  

La Churreria

Foi lançada ao mercado no primeiro semestre de 2015, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, na modalidade de Food Truck com o intuito de proporcionar ao público uma experiência gastronômica inovadora ao consumo de um clássico: o churro.

Investimento Inicial: 65 mil reais

Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Facebook
Twitter
LinkedIn