Metade dos inadimplentes tem menos de 30 anos

Para especialistas em finanças pessoais, dado da Associação Comercial reflete falta de educação financeira entre jovens

Mais da metade dos inadimplentes brasileiros têm menos de 30 anos, diz pesquisa da Associação Comercial. Especialistas em finanças pessoais atribuem à pouca educação financeira vinculada ao acesso à rede bancária e, consequentemente, ao crédito, o motivo para a maior parte da inadimplência estar ente os jovens.

 

E é de olho nesse dado – que registra aumento de um ano para outro – que entidades do setor financeiro e empresas, como a MasterCard e a Visa, têm desenvolvido iniciativas lúdicas para estimular o consumo consciente nos mais jovens.

Desde o início deste ano, por exemplo, a Visa leva aos alunos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo a peça de teatro Finanças Práticas, feita pelos atores Rafael Losso e Marco Aurélio Campos. Nos próximos dias 25 e 26, a estrutura será levada ao Centro de Ensino Cadanguinho, em Brasília.

A MasterCard, por sua vez, investe no blog Consumidor Consciente, atualizado diariamente com dicas de finanças pessoais, sobretudo aos jovens. Além disso, a emissora de cartões faz jogos em formato de quiz com as escolas da comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. "Em 2009, começamos essa parceria com a comunidade. Sempre focamos nos jovens porque são eles que trarão o retorno necessário no futuro", diz Andrea Denadai, vice-presidente de Comunicação Corporativa da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Nas iniciativas das duas empresas são tratados de forma lúdica assuntos relacionados ao orçamento doméstico, dicas de como economizar, melhores formas de usar os cartões de crédito e de débito, e até pincelam algo sobre investimentos.

"A economia brasileira tem como foco de desenvolvimento o consumo", frisa Conrado Navarro, responsável pelo blog Consumidor Consciente. "Portanto, é muito importante que os jovens saibam que consumo exige planejamento", diz Navarro, que também é um dos responsáveis pelo quiz feito pela MasterCard em Paraisópolis. A importância de poupar para fazer uma compra, ao invés de parcelá-la, por exemplo, é um dos tópicos abordados por Navarro entre os jovens. "Insistimos muito nesse tema. Só assim é possível evitar o endividamento."

Outro tópico que é tratado com insistência entre os jovens e crianças é sobre a relevância de se iniciar o mais cedo possível a acumulação de recursos. "Como não é algo que traz resultados imediatos à vida desses jovens, é preciso insistir muito no assunto."
 

Facebook
Twitter
LinkedIn