Microcervejaria catarinense pioneira quer conquistar novos mercados

A história recente da expansão das microcervejarias no Brasil se confunde com a trajetória da Cervejaria Borck, uma das mais tradicionais da região Sul do país. Criada em 1996 por Brunhard Borck (63), na cidade de Timbó (SC), a empresa produz atualmente cinco variedades de cervejas que são comercializadas principalmente na região norte de Santa Catarina.

Brunhard foi funcionário do Banco do Brasil por 20 anos, até que em 1995 resolveu aderir ao Plano de Demissão Voluntária e abrir o próprio negócio. Ele viajou para a Hungria, onde comprou todos os equipamentos necessários e contratou a consultoria de um cervejeiro húngaro, que veio ao Brasil para instalar a fábrica e permaneceu com Borck no primeiro ano da produção. O empresário comenta que o apoio do Sebrae nesta fase foi essencial.

“Entre as consultorias prestadas pelo Sebrae, podemos citar a implantação dos 5S, Programa de Alimentação Segura e estudo de um novo layout para a planta da cervejaria”, destaca Borck. “As consultorias do Sebrae foram fundamentais para me auxiliar na estruturação do plano de negócio. Essas orientações nos ajudaram na precificação, na definição dos estoques e ainda com outras medidas estratégicas que precisávamos tomar no momento em que estruturávamos a empresa”, comenta Borck.

“Nossa iniciativa foi pioneira, em um momento em que o brasileiro ainda não consumia cervejas artesanais e a própria oferta era quase inexistente. Nós começamos a produção com uma cerveja de alta fermentação, mas tivemos de nos adaptar aos hábitos dos consumidores e passamos a produzir uma cerveja Pilsen, mais ao gosto do público. Depois, com a evolução do mercado, fomos introduzindo novas variedades (escura, red lager, Ipa e trigo)”, complementa.

Expansão

Com o passar dos anos e a expansão do mercado consumidor das cervejas especiais, a produção da Borck passou dos 15 mil litros/mês para os atuais 30 mil litros/mês. “Nós temos registrado um crescimento de 25% a 30% ao ano e a nossa meta agora é mudar a fábrica para um local onde possamos continuar expandindo a produção”, diz Brunhard.

O empresário também está otimista com a perspectiva de – em 2018 – voltar a inserir a empresa no Simples. Segundo ele, a empresa sofreu um duro golpe e quase fechou as portas quando, em 2001, as microcervejarias saíram desse modelo de tributação. “Nós pagávamos na época algo como 4,5% a 5% de tributos e passamos a pagar 50% de impostos. A empresa só ficou de pé porque eu coloquei todos os esforços e recursos da família no negócio”, comenta Borck.

Para o futuro, os planos do empresário, que toca a empresa de pequeno porte em parceria com dois filhos e um genro, são de – a partir da construção da nova sede – expandir a produção com a fabricação de cerveja pasteurizada que lhe permita levar o produto a mercados consumidores mais distantes, lançar um ou dois novos tipos de cerveja e reabrir a visitação pública e o Pub da Borck, que sempre teve intensa procura do público. O Sebrae foi um grande parceiro da União Cervejeira (que reúne os produtores da região) na criação da Rota da Cerveja; um projeto para estimular o turismo com visitação às fábricas e apreciação das cervejas, comenta o empresário.

SEBRAE 45 ANOS

A trajetória deste empresário e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. 

Facebook
Twitter
LinkedIn