10 anos de microfranquias: conheça o precursor do modelo no Brasil

Ilustração de uma mão segurando uma casa, representando o modelo de negócios da microfranquia

Artur Hipólito é precursor do modelo de microfranquias, que permite aos pequenos empreendedores começarem investindo pouco (até R$ 90 mil) em um negócio que oferece estrutura, suporte e expertise compatíveis aos de grandes redes.

Ele começou a operar com o modelo no Brasil em 2007. Seu negócio inicial, a Tutores – rede de educação multidisciplinar, foi criado junto de sua esposa e sócia, Léa Bueno, quando o casal buscava uma forma de ajudar os filhos em suas dificuldades escolares. A rede faz parte junto com outras três marcas (Globish, Casa Cerimonialista e Dona Festinha) do Grupo Multus. Além deste, Artur também está no comando de outras empresas líderes pertencentes do Grupo Zaiom, detentor das marcas Home Angels, Dr. Faz Tudo e Dr. Jardim. Juntos os Grupos somam mais de 500 franqueados em todo país e faturam mais de R$ 200 milhões.

Com negócios bem-sucedidos, o empreendedor comemora os frutos de um mercado que só cresce. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), as microfranquias representam 18% de todo o franchising, ou seja, 557 marcas, sendo que quase 80% delas atuam exclusivamente com esse formato. Ainda de acordo com a Associação, o crescimento das microfranquias no país foi de 45% nos últimos quatro anos.

Além da alta habilidade e competência de empreendedor, Artur é escritor e palestrante. O autor do livro “Competindo pelo cliente” realiza palestras motivacionais de marketing e vendas. Nascido em Aimorés, interior de Minas Gerais, Hipólito graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Pós-graduação em Marketing pela ESPM.

O empresário foi por 10 anos líder e CEO do Grupo Multi e acumulou passagens pela Subway, como agente de desenvolvimento pioneiro, e pelo Banco do Brasil, como gerente de negócios. Também participou do Grupo de Estudos que criou projeto da ABFe APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) de expansão internacional do franchising brasileiro e criou a primeira TV digital corporativa do franchising brasileiro via satélite da StarOne. Em 2012 foi eleito diretor-adjunto de microfranquias da ABF.

“Ao acreditar no potencial das microfranquias, criei uma grande oportunidade, não só para mim, mas para centenas de empreendedores brasileiros. Abrir as portas para um mercado de tanto sucesso é algo que realmente marcou minha trajetória de vida”, destaca Artur.

Facebook
Twitter
LinkedIn