Minas apresenta tendências mundiais de mobilidade urbana

O Sebrae em Minas Gerais apresenta aos empresários do setor de Tecnologia de Informação (TI) da capital tendências tecnológicas mundiais e oportunidades de negócios para integração da mobilidade urbana nos grandes centros urbanos do Brasil, da América Latina e de outros continentes. O encontro acontece nesta quarta-feira (5), na sede da prefeitura de Belo Horizonte.

A iniciativa faz parte do Projeto BH Smart Mobility, ou mobilidade urbana inteligente, do Sebrae em Minas Gerais. O trabalho começou em 2011 e envolve 40 empreendimentos de TI da capital mineira. “O objetivo é inserir as empresas de tecnologia de informação de Belo Horizonte em novos mercados, de forma competitiva”, explica Carla Ribeiro, analista de Indústria da instituição no estado.

Para o levantamento das tendências mundiais em mobilidade urbana, o Sebrae no estado encomendou, em agosto deste ano, uma ampla pesquisa envolvendo estudo de tendências mundiais e entrevistas com stakeholders (agentes envolvidos com a mobilidade urbana) para identificar as necessidades no desenvolvimento de tecnologias, além de coleta e análise de dados secundários sobre o tema.

A Mandalah, consultoria internacional em inovação consciente, realizou um levantamento sobre as principais tecnologias em serviços de mobilidade para diferentes públicos: pedestre, ciclista, usuários de metrô, ônibus, moto, carro, táxi, caminhão, idosos, portadores de necessidades especiais, além de serviços de e-mobility, gestão de tráfego e demanda, gestão de estacionamento, pagamento e sistemas de cobrança, integração de meios de transporte, entre outros.

Com base nessas informações e nas necessidades levantadas, o Sebrae em Minas Gerais identificou oportunidades de negócios para os desenvolvedores de TI de Belo Horizonte. “Esse trabalho contribui para dinamizar as cidades. Por meio dele, empresários e poder público podem se orientar para pensar que tipos de tecnologia uma cidade precisa para facilitar a vida das pessoas e se tornar eficiente”, conclui Márcia Valéria Machado, gestora do projeto.

Serviço:
Tecnologias para integração da mobilidade urbana
5 de dezembro, das 9h às 12h
Av. Afonso Pena, 1212/1º andar (entrada pela rua Goiás, s/n – Auditório Juscelino Kubitschek – Centro – BH)

Facebook
Twitter
LinkedIn