MoveEdu aposta no ensino profissional

Por Marlon Aseff, repórter

O empreendedor Rogério Gabriel detém uma posição invejável dentro do mercado corporativo e educacional brasileiro. Ele comanda nada menos que a maior rede de cursos profissionalizantes do mundo. Até pouco tempo, Gabriel era conhecido como o executivo que havia construído um império do ensino profissionalizante, o Grupo Prepara. A partir de 2017, uma nova e ousada cartada do empresário o levou ao topo do negócio, com a aquisição das redes de cursos profissionalizantes Microlins, People e S.O.S. Ele reposicionou o Grupo Prepara e criou a novíssima marca MoveEdu.

A nova empresa já nasceu gigante, líder do segmento em escala mundial, com 1,2 mil unidades franqueadas, 400 mil alunos e mais de 100 opções de cursos em áreas relacionadas à saúde, administração, informática, turismo, hotelaria, idiomas e cursos preparatórios como Enem e concursos públicos. A rede, que faturou R$ 300 milhões em 2016, deve dobrar de tamanho e lucratividade a partir de agora. A demanda por cursos profissionalizantes no país é realmente promissora: apenas 8,4% dos estudantes cursam educação profissional.

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40,2 milhões de brasileiros têm interesse em fazer cursos de qualificação profissional, mas apenas 3,4 milhões têm acesso a essa modalidade educacional. “Existe um grande potencial de crescimento neste mercado por isso é preciso investir e oferecer opções de estudos para que a população se qualifique e a economia brasileira volte a crescer”, assegura o comandante da MoveEdu, que planeja ampliar ainda mais o número de estudantes inscritos em seus cursos nos próximos anos.

A estrada que a MoveEdu passa a trilhar a partir de agora é promissora, mas o caminho percorrido deixou as marcas dos erros e acertos na trajetória do executivo. Até chegar ao posto de CEO de uma das maiores redes de franquias do país, Rogério Gabriel teve de perseverar na trilha do empreendedorismo, com muito esforço e trabalho. Oriundo de uma família de empreendedores do segmento de alimentação, o jovem Rogério tinha como hábito acompanhar o pai nas tratativas que fazem parte do cotidiano dos negócios.

Com o tempo e através do aprendizado contínuo que o varejo proporcionava, decidiu que iria se tornar dono do próprio negócio. Apaixonado pela área de tecnologia, Rogério se formou em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp. Nesse período estagiou em uma grande empresa do setor, em São José do Rio Preto, onde obteve um ótimo desempenho e abriu as portas para chegar à diretoria. Mas o desejo de ter um negócio próprio continuava pulsante e o levou a pedir demissão.

Rogério teve o apoio de seu ex-patrão que já via no jovem empreendedor as qualidades que o levariam muito além. Assim, aos 25 anos, ele criou sua primeira empresa, a Precisão Informática, uma das maiores empresas do segmento do interior de São Paulo. Mas, em 2001, com o boom do setor, as margens de lucratividade começaram a ficar cada vez menores e o negócio não prosperou. Naquele momento, ele amargou um prejuízo de R$ 10 milhões e não teve outra solução que se reinventar.

Sobre a MoveEdu

400 mil alunos ativos

1,2 mil unidades franqueadas

Mais de 100 opções de capacitação profissional

Estrelas das franquias MoveEdu

Prepara Cursos: Maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com mais de 600 unidades espalhadas em cerca de 400 municípios e cerca de 200 mil alunos.

English Talk: Pioneira no Brasil com o Blended Learning e técnicas de ensino que proporcionam um aprendizado 50% mais rápido e eficiente.

Ensina Mais Turma da Mônica: Tecnologia digital no ensino de matemática, português, inglês e informática focada em adolescentes e público entre os 6 e 14 anos de idade que estejam frequentando o Ensino Fundamental.

Pingu’s English: Ensino da língua inglesa para crianças de 3 a 10 anos, baseado no famoso personagem de desenho infantil “Pingu”, que já foi visto por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Microlins: Mais de 40 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de administração e vendas, design, turismo, saúde, informática, programação e inglês.

S.O.S: Educação Profissional de cursos livres em diversas áreas, destinado a profissionais liberais, executivos, mulheres empreendedoras e jovens talentos.

People: Formação de profissionais qualificados na área de tecnologia e educação.

Leia também:

Insight definiu estratégia de empreendedor da MoveEdu

Foto: Reprodução Endeavor

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn