Negócio com foco na hotelaria para gerar hospitalidade

Hoteleira formada pelo Senac de Águas de São Pedro, especialista em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc-SP e turismo de luxo pela ISEG de Lisboa, Aline Silvia tem uma história de mais de vinte anos trabalhando em turismo e hotelaria

Com gana de explorar e gerar novas ideias, em 2007 Aline Silvia iniciou uma jornada para explorar novas atuações, e sair um pouco da rotina tradicional da hotelaria. Chegou a ser sócia de um café em Bauru, trabalhou em floricultura, importadoras de vinhos, consultoria de mercado de luxo, start up de mercado imobiliário, e foi até guia turística para estrangeiros, até encerrar esse ciclo em uma agência de turismo de incentivo.

Em 2014, e com um empurrãozinho do marido, percebeu que com o seu repertório, experiência e habilidades, já estava na hora de deixar a tradicional CLT e trabalha para si mesma. Conhecida na área de eventos corporativos e casamentos, aproveitou os contatos de parceiros e empresas que conheceu durante a sua atuação na hotelaria, e passou a atender alguns clientes de maneira personalizada.

Um ano depois, Aline encarava dois grandes desafios: a primeira maternidade e a mudança para uma nova cidade. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando teve seu primeiro filho. Não conhecia ninguém, não tinha contatos na área de eventos na região, mas tinha toda força de vontade pra recomeçar.

Explorando pouco a pouco a cidade, percebeu que no Rio de Janeiro existia muitas guesthouses, mas sem profissionalismo. Criou um site na época chamado Sem Roteiro, para apresentar à essas pessoas a hospitalidade e começou a oferecer consultorias para este mercado. Logo depois surgiu a ideia de fazer um evento chamado Be My Guest, para ampliar seus contatos e se tornar mais conhecida. Bancou o evento sozinha, conseguiu 3 clientes e conquistou seu primeiro case em hospitalidade, uma guest house na Ilha de Paquetá chamada Solar do Limoeiro.

Em 2017, uma nova mudança levou Aline para Espanha, para um novo recomeço. Em dúvida de como trabalhar à distância, já que seus clientes estavam no Brasil, contratou uma consultoria para ajudá-la a redesenhar o modelo de negócio, e surgiu o Hospitalidade Que Move. Em menos de nove meses, Aline construiu um negócio rentável com uma comunidade de seguidores através dos meu site, mídias sociais e fazendo networking. Tudo isso de forma online.

Hospitalidade que Move oferece mentoria para hotelaria independente e profissionais hospitalidade empreendedores, fomentando o aprendizado, o protagonismo e a colaboração entre os agentes de hospedagens, viagens, cultura e gastronomia. A ideia é criar pontes que aproximam as pessoas desse universo e fazer com que trabalhem juntas por mudanças positivas.

“Dar ao turismo um novo olhar, por meio de uma rede mais humana e colaborativa, facilitar o conhecimento e estratégias de hospitalidade para o universo do hotel pequeno e familiar usando uma linguagem descomplicada.”, disse Aline.

Paralelo ao trabalho de mentoria criou o Slow Travel Life, um projeto de experiências de viagens para slow travelers por meio de encontros com uma rede de anfitriões locais, construindo um turismo sustentável na região da Galícia.

Adepta a filosofia do slow living, apaixonada por gastronomia, vinhos e natureza, Aline Silva trabalha remotamente da Espanha, e utiliza seu conhecimento e criatividade de anos no segmento para desenhar novas experiências, gerar conteúdo e ensinar novas habilidades aos profissionais de hotelaria.

“Falar de hospitalidade é falar sobre receber pessoas, é traduzir em forma de experiências sensoriais o que você tem de melhor”, conclui ela.

Facebook
Twitter
LinkedIn