No meio do caminho, outra crise

O pleno desenvolvimento de uma empresa está associado ao bem-estar e à satisfação dos funcionários. E quando o cenário se demonstra adverso, é esta sinergia e transparência que mantém as engrenagens funcionando.

Nosso plano era fazer de 2020 um dos melhores anos da Kemp. Após comemorarmos 14 anos de empresa, tínhamos metas ousadas para o ano que se iniciava e os dois primeiros meses só reforçaram este cenário.

Ao surgirem no Brasil os primeiros casos da Covid-19, acompanhamos as mudanças nos sistemas de saúde e hábitos de higiene, e começamos a ver o impacto nas dinâmicas de trabalho em todo o mundo. Da China ao Brasil, vários modelos de negócio precisaram de adaptação para se manter em pé, ao mesmo tempo em que precisavam fechar as portas temporariamente. Rapidamente, percebemos que seguiríamos o movimento mundial, e nossa empresa, que atua com projetos e gerenciamento de obras, não sairia ilesa diante de tantas mudanças.

Com o número crescente de casos de corona vírus na cidade de São Paulo, sabíamos que realocar quase 150 colaboradores em home office era uma realidade iminente. Elaboramos, então, um plano de ações cujo objetivo era instalar os funcionários em suas casas no período de 10 dias, priorizando os grupos de risco.

Na noite de quarta-feira (18 de março), a Prefeitura de São Paulo emitiu um decreto que impedia o funcionamento dos estabelecimentos não essenciais a partir da sexta-feira (20). Esse comunicado reduziu o prazo da nossa ação de 10 dias para 10 horas.

Apesar do caos causado por qualquer crise, é inegável que elas trazem aprendizados preciosos. Na Kemp, sabemos bem disso. Em 2015, auge de mais uma crise econômica no país, tivemos nosso faturamento reduzido em quase 90% e nos reinventamos para nos mantermos vivos e voltarmos a crescer.

Foi essa difícil experiência que nos ensinou a agir sob pressão. E o aprendizado daqueles dias foi rapidamente posto em prática: agora, após o decreto municipal, em apenas uma madrugada, reconfiguramos o plano de ações. E na manhã seguinte começamos a execução, que “demorou” 10 horas para ser concluída.

O segredo para tamanha agilidade foi simples, mas ao mesmo tempo complexo: pessoas.  Sempre encaramos que por trás de cada funcionário existe uma história, não são simplesmente um número.

Em 14 anos de empresa, mesmo nos cenários nebulosos, fizemos questão de manter iniciativas de endormarketing, como o Kempianos da Alegria, e assim que a retomada começou desenvolvemos uma universidade corporativa. Esta proximidade nos permitiu estabelecer uma comunicação sincera, cuja mensagem principal é a de que, juntos, chegaremos sempre mais longe.

Assim, na manhã da quinta-feira, dia 19, tivemos nossas expectativas superadas. Ao explicar a situação e os próximos passos, presenciamos o movimento proativo dos Kempianos para otimizar todos os processos de realocação, em especial dos computadores e acessórios. Por utilizarmos softwares avançados e pesados – que comportam a metodologia BIM, levantamentos digitais, realidade aumentada e virtual – além de computadores desktops, a maioria da equipe também utiliza dois monitores. Ou seja, não bastava ir para casa e levar um notebook – o material de trabalho era bem maior e mais pesado.

Escalamos uma equipe para o transporte, outra para a liberação do firewall e VPN e uma terceira para a distribuição dos equipamentos. Inicialmente, seriam necessários 40 a 50 carros de aplicativos para realizar o transporte de pessoas e equipamentos. Mas, no final das contas, com uma incrível rede de apoio fortalecida por cada kempiano, apenas seis carros foram utilizados.

Pequenas atitudes, como a organização das caronas, nos deram a dimensão da relação de parceria e confiança entre a empresa e os funcionários. Vimos ali quase 150 pessoas determinadas a fazer dar certo. Em um momento tão estressante e incerto, o sentimento de união foi essencial para garantir que na manhã seguinte todos estivessem seguros em suas casas, bem equipados e preparados para manter o ritmo.

Além da adaptação do espaço físico, as equipes também se organizaram para garantir a comunicação. Com reuniões diárias e conversas frequentes, tudo online, vimos o quanto nossa plataforma, o Workemp, sendo desenvolvida a quase 10 anos, é uma ótima aliada para manter funcionários, parceiros e clientes atualizados sobre os projetos e obras.

Outro grande ganho percebido foi o uso da metodologia BIM, que nos mostrou a quão otimizada estava nossa gestão de projetos, independentemente da distância dos envolvidos.

Em meio a uma pandemia, nenhuma perspectiva é fácil. As notícias nos deixam ansiosos e as projeções para o mercado não são reconfortantes. Mais uma vez, nos vemos envolvidos em um cenário de muitas dúvidas.

Só que agora já temos muita experiência em cenários sombrios. Vencemos uma grande crise e sabemos que o importante é focarmos no que somos melhores . E este é o meu conselho para você e para sua empresa. Aqui, na Kemp, após nos adaptarmos a novos processos internos, estamos juntos trabalhando para atender cada cliente com a mesma qualidade dos últimos 14 anos e sabemos que, assim, conseguiremos seguir e nos manteremos firme em meio à nebulosidade.

*Rogério Moraes é CEO da Kemp Oficina de Projetos e Gerenciamento de Obras.

Sobre a KEMP
A Kemp é uma empresa de projetos e gerenciamento de obras fundada há 10 anos por Rogério Moraes e Barbara Kemp. Sediada em São Paulo, com aproximadamente 120 funcionários, atua em todas as regiões do país, oferecendo soluções personalizadas para cada tipo de empresa, independentemente de porte ou localização. Entre os serviços e soluções disponíveis estão estudos de viabilidade técnica e legal, concepção, desenvolvimento e execução de projetos de arquitetura e complementares, aprovações legais, gerenciamento de obras e processos de rollout. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio clientes como Santander, O Boticário, Renner, QuikSilver, C&A, Burger King, Carrefour, Claro, Leroy Merlin, TIM e Walmart.

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