Nova economia é opção de investimento para mulheres

Quando falamos em negócios, sabemos que o poder e a liderança feminina tem crescido exponencialmente. E muito por conta de oportunidades que elas buscam ou como renda extra ou por liberdade financeira, conforme aponta pesquisa realizada pelo Sebrae, no ano passado, mostrando que dos 54 milhões de empreendedores no Brasil, 24 milhões são do sexo feminino e que 44% delas são empreendedoras por necessidade.

Esta conveniência em se tornar independente faz com que as mulheres busquem alternativas rentáveis para que possam lucrar, bem como ter mais tempo para a família, já que a maioria, mesmo trabalhando fora, ainda é 100% responsável pelas responsabilidades do lar.

O termo Nova Economia, calcado em 1990, é relativamente novo por ter ganhado mais força no último ano e com ele surgem novas empresas, com novos negócios e, geralmente, voltado para clientes diferentes, ou nichados. E esta é uma boa aposta para quem quer empreender com segurança.

A startup da Nova Economia

No boom de startups surgiram uma infinidade de serviços que auxiliam as empresas a serem mais produtivas e lucrativas. Este é o caso da Just Virtual Real, fundada em 2015 pela especialista em atendimento remoto, Camile Just. Nesta época, ainda como gerente de uma loja em um shopping, a empreendedora buscava ter mais flexibilidade de horário para cuidar de outras obrigações de sua vida, momento no qual se deparou com um serviço muito conhecido e utilizado, principalmente, nos Estados Unidos: a assistência remota.

 

Com isso, e após estudos de mercado, Camile fundou a sua empresa, uma plataforma que conecta assistentes remotas com os clientes, e começou a prestar serviços para pequenos e novos empreendedores, apoiando em tarefas mais complicadas como processos administrativos, financeiros, comerciais, de relacionamentos, controle de fluxo de caixa, ligações para clientes, agendamento de reunião, prospecção, pesquisas, entre outros.

“Quando iniciei com a Just, a alta demanda e o compartilhamento de tarefas com profissionais qualificados, permitiu que pudéssemos oferecer um custo muito mais vantajoso para os empresários. Ao contar com nosso serviço de assistência remota, o negócio ganha com atendimento próximo, rápido e ainda sem preocupações já que o nosso trabalho é resolver qualquer dificuldade que a tarefa possa exigir”, revela a CEO.

Como primeira apoiadora da comunidade Women In Blockchain Brasil, rede de apoio e cooperação para inclusão da mulher na nova economia, em 2019, Camile abriu sua empresa para que novas assistentes, já que sua demanda crescia consideravelmente. Ela formatou o modelo de negócio, desenvolvendo a descrição da profissão e identificando as dores que seus serviços solucionariam para o cliente, além de ter criado o curso online Como Ser Assistente Virtual, em 2017, para formar e preparar assistentes remotas para o mercado de trabalho.

Com isso, as assistentes formadas e certificadas pela Just Virtual Real, além de entrarem na vitrine para clientes da empresa, possuem total liberdade para conquistar clientes por conta própria, podendo aumentar suas margens de lucro.

Mais segurança

Segundo estudo do Kauffman Fellows Research Center, startups geridas pelo sexo feminino, ou com pelo menos uma mulher,  têm 21% mais chances de receber investimentos, se comparados aquelas formada somente por homens.

Este dado fortalece o posicionamento que uma startup com mulheres em seu quadro societário se torna mais segura, já que tem maior potencial de receber aportes financeiros para crescer. Hoje, a Just Virtual Real é composta por cinco sócias que cuidam de setores diferentes do negócio, potencializando sua força de mercado.

“Hoje em dia, em especial mulheres que não podem sair de casa para trabalhar por diversas razões e até mesmo pessoas que não conseguem recolocação no mercado de trabalho por falta de qualificação podem se introduzir em uma nova área com um curso rápido online e, por meio de nossa certificação, ficam disponíveis para serem conectadas com clientes. Temos diversas casos de mulheres que mudaram suas vidas por conta deste novo negócio”, finaliza Camile.

Facebook
Twitter
LinkedIn