Nubank e Santander ficam lado a lado em ranking de maturidade digital no setor financeiro

O estudo “A Transformação Digital no Brasil 2019”, feito pela consultoria E-Consulting, trouxe um panorama do impacto da transformação digital no setor financeiro brasileiro. O levantamento desenvolveu uma espécie de régua para medir o ritmo da maturidade digital de bancos tradicionais, fintechs e de empresas com atuação em serviços financeiros e meios de pagamentos.

Na classificação das fintechs, o Nubank foi considerado a marca com iniciativas digitais mais maduras, com nota 8,11, após entrevistas realizadas com 847 lideranças, entre CEOS, CMO’s e CIO’s.

Dentre as razões que fizeram a startup brasileira dos famosos cartões roxos ser a mais lembrada pela maioria dos executivos foi o fato da marca romper rupturas de inovação dentro um setor tradicional como os bancos. A transformação digital mais latente do Nubank, segundo líderes ouvidos para a pesquisa são as tecnologias combinadas pela fintech para reinventar a experiência do cliente, trazendo ele para a centro da decisão.

“Um destes conceitos é a inteligência artificial que ajuda a escalar a operação sem perder a qualidade do atendimento ao cliente”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting.

Na vertical dos bancos tradicionais, o Santander foi o mais apontado pelos executivos, conquistando a nota 8,03. Já no campo dos serviços financeiros, a Stone foi a primeira a ser lembrada quando se fala do uso maduro de transformação digital nos negócios, tendo pontuação de 8,07.

Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital.

Confira a lista com as 14 empresas mais lembradas do setor financeiro. Empresa
categoria e nota

NuBank – Fintechs – 8,11

Stone – Serviços Financeiros – 8,07

Original – Fintechs – 8,05

Youse (Caixa) – Fintechs – 8,05

XP Investimentos – Serviços Financeiros – 8,03

Santander – Banco – 8,03 Itaú-Unibanco – Banco – 8,01

PagSeguro – Serviços Financeiros – 8,01

Bradesco – Banco – 8,00

Serasa Experian – Serviços Financeiros – 7,99

B3 – Serviços Financeiros – 7,96

Banco do Brasil – Banco – 7,83

Caixa – Banco – 7,79

 

Sobre a E-Consulting Corp.

A E-Consulting Corp.é uma Boutique de Projetos 100% brasileira, líder em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em TI, Telecom e Internet para empresas líderes em seus mercados. Atuando no tripé Consultoria, Análise e Desenvolvimento Tecnológico, a E-Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden standard de mercado. A empresa é, atualmente, formada por cerca de noventa profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia. Seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn