Número de academias aumenta 133% em cinco anos

Busca por vida mais saudável e corpo definido faz com a atividade seja uma das mais pesquisadas no Sebrae

A busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiroboom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.

Dicas para montar uma academia:

– Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços. 
– Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar  profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento. 
– Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções. 
– A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento. 
– É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.  
– Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público. 
– Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres. 
– Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios). 
– Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc. 
– Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade. 
– Investir com frequência em marketing. 
– Contratar bons profissionais. 
– Trabalhar com especialistas. 
– Manter uma programação diversificada para todas as idades. 
– Renovar a programação pelo menos a cada três meses. 
– Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas “panelinhas”. 
– Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração. 
– Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas. 
– Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade. 
– Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.

Facebook
Twitter
LinkedIn