O Brasil descobre Portugal

Era uma vez…

O que seria da história se Pedro Alvarez Cabral tivesse nascido no Brasil há mais de 500 anos, e sua caravela tivesse feito o caminho das Índias ao contrário e apontado a sua luneta para a capital mundial do descobrimento, como fomos ensinados na escola?!

Por óbvio estaríamos falando de uma história de ficção, sem pé nem cabeça…

Esse paradoxo serve apenas para chamar a atenção de um movimento recente, que tem feito desembarcar em terras lusitanas, não apenas algumas centenas de novos expatriados brasileiros, aos quais me incluo, mas bilhões de euros para o consumo de luxo e lazer, especialmente investimentos em ativos imobiliários.

Assim como Miami se consolidou, na última década, como a capital mundial das artes, sediando o maior evento do setor, a ArtBasel, Lisboa, considerada “a nova Miami dos Brasileiros”, segundo a Bloomberg, se converteu na meca do empreendedorismo, sediando o maior evento de Inovação e Tecnologia do mundo, o WebSummit.

Uma conjunção de fatores, entre eles a segurança e a qualidade de vida, barreira zero de idioma, e um ecossistema vibrante para a criação de novas iniciativas empreendedoras, faz hoje de Portugal um verdadeiro paraíso, não apenas fiscal, por meio de incentivos oferecidos pelo governo para atrair investidores internacionais, como o programa Golden Visa, mas um verdadeiro “Cabo Canaveral” (de onde são lançadas as principais missões aero espaciais dos EUA), para o lançamento de novos empreendimentos.

Neste cenário, e como minha primeira iniciativa empreendedora em Portugal, estou me associando ao grupo editorial brasileiro Empreendedor, que esse ano comemora 25 anos de atuação, e a Entrepreneur Media Group, para lançar a maior plataforma de informação e formação empreendedora de língua portuguesa do mundo. Com o apoio da Nova SBE e o suporte tecnológico da Edulabzz, laboratório de desenvolvimento de novas tecnologias para uma experiência educacional disruptiva, comandada por Lucas Moraes e que tem em seu ADN os gens do empreendedor Ernesto Haberkorn, fundador da Siga, Microsiga e hoje da gigante de tecnologia Totvs, irei lançar o portal Empreendedor.com.pt.

Trata-se de uma EdTEch “figital” (híbrido de conteúdos físicos e digitais), que irá incluir desde uma revista com recursos de realidade aumentada (powered by Massfar) e um canal de TV, a uma plataforma multicanal de conteúdo digital nos formatos de vídeo e áudio, que poderá ser acessada por meio de dispositivos móveis e smart phones, “anytime, anywhere”.

Mais do que um novo portal de empreendedorismo, o empreendedor.com.pt desembarca no setor de EdTechs para promover uma profunda mudança de mindset e fazer com que os jovens empreendedores portugueses voltem a se conectar com o espírito desbravador dos maiores conquistadores da história dos descobrimentos.

*Ricardo Bellino é empreendedor brasileiro, escritor e palestrante, atualmente vive em Portugal.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn