O empreendedor que quer quebrar o monopólio da distribuição de energia

Em 2010, o húngaro Csaba Sulyok estava de férias em Salvador quando decidiu mudar de vida. Formado em economia e administração pela Oxford Brookes University e atuando em agências de marketing e publicidade na Europa, ele mudou-se para o Brasil, matriculou-se em um doutorado em desenvolvimento sustentável de processos e produtos na Universidade Federal da Bahia e, há 4 anos, fundou a Cosol, uma empresa de marketplace de energia renovável.

O modelo da Cosol, atualmente incubada na ESPM São Paulo, envolve a geração distribuída — na qual os produtores de energia solar vendem seu excedente para a rede — e as tecnologias de blockchain e internet das coisas (IoT). Entre seus parceiros estão a empresas de energia como a EDP. A Cosol já recebeu investimentos da Raízen, companhia controlada por Rubens Ometto, e da Low Carbon Brazil Association, grupo de investidores focados em negócios de energia limpa e renovável.

A empresa de Sulyok faz a prospecção de terrenos para construção de mini-usinas de energia fotovoltaica, recomenda construtoras e oferece financiamento. Após a construção, essas usinas podem ser alugadas por uma cooperativas (de pessoas físicas) ou por consórcios de empresas, que distribuem energia para milhares de consumidores diretamente. “O mercado brasileiro de energia é enorme e tem muito potencial, devido à quantidade de comunidades isoladas de qualquer fonte de energia e aos extensos períodos de seca”, diz ele.

Os quadros de luz dos consumidores da energia renovável gerada pelas usinas instaladas pela Cosol são conectados por meio de um sistema IoRE (Internet of Renewable Energia), que faz as medições de consumo e fatura as contas de energia. O blockchain protege os dados dos consumidores e rastreia os pagamentos. Também registra o quanto cada consumidor possui de créditos, que podem quitar futuras contas de luz.

“Até pouco tempo, éramos obrigados a consumir energia elétrica de uma única distribuidora. Agora temos tecnologia que permite democratizar a produção e o consumo. Criamos na Cosol um modelo de negócio de pessoa para pessoa, o P2P”, diz Alisson John, gerente de marketing da empresa.

*Csaba Sulyok é fundador da Cosol, energytech que une as tecnologias de geração distribuída, blockchain e internet da coisas.

Facebook
Twitter
LinkedIn