O novo salto da Todeschini

Os primeiros acordes da Todeschini foram ouvidos no distante ano de 1939, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O som vinha de acordeões, feitos à mão, um por um, de forma artesanal. Por muitos anos, o maior sonho de muitos meninos e de muitos adultos também era ter e tocar um acordeão da marca Todeschini.

Hoje, preste a completar 80 anos, a Todeschini montou uma verdadeira orquestra, mas industrial, num parque fabril de 54 mil metros quadrados. Dos singelos acordeons, o som atual da Todeschini vem de um pioneiro e revolucionário método de produzir móveis em módulos para cozinha, sala, quarto e para todas as acomodações de uma casa residencial ou de uma empresa comercial. Nada menos de 600 toneladas de produtos são finalizadas, por dia.

A Todeschini é hoje líder de produção de móveis no Brasil e em toda a América Latina e uma referência de qualidade mundial. Agora quer dar um novo salto: entrar forte e se expandir ainda mais no Brasil e em outros países através do sistema de franquia. O primeiro passo será transformar as atuais lojas espalhadas no país em franquia da marca Todeschini.

Das atuais 120 lojas, que comercializam móveis Todeschini, 20 delas já estão dentro do sistema de franquias, revela o diretor comercial da empresa, João Farina Neto. Ele acredita que até o final deste ano, 45 lojas já estejam operando no sistema franchising. “Já temos mapeado todo o Brasil e acreditamos que em 80 locais diferentes, a Todeschini poderá abrir uma nova franquia da marca”, assegura.

João Farina Neto aposta que a Todeschini fecha 2019 com um número total de 220 lojas franqueadas, pela qualidade dos produtos da marca e pelo potencial de crescimento dos mercados de habitações familiares e estabelecimentos corporativos. “A Todeschini é uma franquia nova. Mas por trás dessa marca tem uma longa história de inovação, qualidade e de credibilidade. Por isso vamos crescer junto com os mercados”, sustenta.

A Todeschini está criando todo um padrão de loja e apresentação de seus móveis para estimular e facilitar as vendas dos franqueados. Para os novos franqueados, a Todeschini oferece três opções de investimentos: lojas de pequeno, médio e grande porte, todas com prazo de retorno de 24 a 36 meses.

As lojas de pequeno porte são para cidades com até 150 mil habitantes, com investimento inicial a partir de R$ 200 mil e o faturamento médio mensal deve girar entre R$ 120 mil a R$ 200 mil. Uma loja de tamanho médio, para cidades de 150 a 300 mil habitantes, o investimento é a partir de R$ 300 mil e com um faturamento médio mensal que poderá ficar entre R$ 200 mil a R$ 300 mil.  Já uma loja de grande porte, em cidades com mais de 300 mil habitantes, o investimento necessário é a partir de R$ 400 mil com uma projeção de faturamento médio mensal acima de R$ 400 mil.

Linha do tempo

 

1939

É fundada pelo empreendedor Luiz Matheus Todeschini a hoje Todeschini Móveis Planejados, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, com o nome Todeschini e Cia Ltda. – Fábrica e

Comércio de Instrumentos Musicais a Fole.

 

1947

A razão social da empresa é alterada para Acordeões Todeschini, cujos principais produtos na época eram as gaitas.

 

1970

Logo após adquirida pelo empreendedor gaúcho José Eugênio Farina, um Incêndio destruiu por completo as instalações da empresa.

 

1971

É erguida a Todeschini. A empresa deixa de produzir gaitas para construir móveis residenciais em módulos, sendo pioneira no país neste processo.

 

1980

Inaugurado um novo pavilhão e a empresa passa a contar com duas unidades fabris.

 

1990

A empresa implanta o Sistema Todeschini de Excelência, no qual as pessoas, os colaboradores e fornecedores passam a ser um diferencial competitivo.

2001

Obtém os certificados ISO 9001 2000 (sistema de gestão de qualidade) e o ISO 14001 2004 (administração ambiental) que destacam a qualidade dos móveis da empresa.

 

2003 / 2004

Início e conclusão da nova unidade fabril com 54 mil metros quadrados que exigiu um investimento de R$ 40 milhões e a indústria se transformou na maior da América Latina e uma das mais modernas do mundo.

 

2010

Foco na produção de móveis residenciais e corporativos, em módulos componíveis, para cozinha, dormitórios e home theaters.

 

2015

Toda produção é focada ao público de classe A e B e se torna líder absoluta nesses segmentos.

 

2018

A empresa quer dar um novo salto de produção e comercialização através do sistema de franquia.

 

2019

A Todeschini vai completar 80 anos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn