Omie oferece primeira solução de inteligência artificial fiscal para PMEs

O ano de 2019 será de grandes expectativas para os empreendedores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 67% dos gestores mostram uma perspectiva otimista para este ano. E, para auxiliar em tais melhorias, há empresas que carregam em seu DNA o empreendedorismo e formas de apoiar cada empresário no Brasil.

Este é o caso da Omie, empresa que oferece sistema de gestão empresarial na nuvem, visando o segmento PME, pequenas e médias empresas, em parceria com escritórios de contabilidade. Com propósito de levar prosperidade e longevidade ao empreendedor, a empresa visa a experiência do usuário acima de tudo. Atualmente, a companhia possui mais de 23 mil clientes e oferece softwares online voltados para funcionalidades de backoffice e integração com aplicativos verticais.

Pensando em trazer benefícios para o empreendedor através de um ERP ainda mais inteligente e automatizado, a Omie buscou um parceiro com know-how embarcado na área fiscal e tributária. Assim, uma parceria foi firmada com a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 18 milhões de situações tributárias, com a finalidade de apoiar diretamente os usuários do sistema. A Omie sai novamente na vanguarda e é a primeira a oferecer a Inteligência Artificial Fiscal integrada ao software.

Muitas empresas presentes no mercado, principalmente as pequenas, não conseguem acompanhar as frequentes mudanças na legislação tributária, passando a operar com alíquotas e outros parâmetros incorretos, gerando riscos ou até mesmo pagamento maior ou menor de tributos. A solução da Systax é um dos itens fundamentais para que a atribuição de mais inteligência ocorra, e está presente na nuvem em conjunto com os sistemas da Omie, fazendo com que a tributação seja fornecida automaticamente aos clientes.

O principal motivo da aproximação entre as empresas foi uma questão enraizada nos valores de cada uma delas: a ética. A Systax e a Omie vinham estruturando em conjunto ideias sobre como poderiam desenvolver uma oferta que levasse benefícios operacionais e qualidade da informação para as operações dos clientes. A parceria conta com processos sem a necessidade de interação humana, reduzindo tempo e, principalmente, esforços por parte dos usuários.

Como benefício, as empresas trouxeram ofertas especiais que facilitam a rotina de cada usuário: tecnologia de ponta com uso de inteligência artificial, previsibilidade de alterações fiscais e tributárias, mitigação de riscos a pagamentos de multas ou penalidades fiscais e otimização na produtividade. Uma preocupação das empresas foi oferecer um sistema de qualidade, de fácil acesso ao usuário. A integração com a Systax foi realizada dentro da plataforma da Omie de forma natural, visando a melhor experiência possível por parte do cliente, que passa a usufruir de Inteligência Artificial Fiscal em seu sistema de gestão por um valor acessível.

Marcelo Lombardo, CEO & Founder da Omie, conta que a rotina de acompanhar a legislação e promover as atualizações de tributos no ERP consome bastante esforço dos clientes, e exige profissionais capacitados. Ele comenta como a aplicação dentro do ERP pode atribuir mais assertividade no cálculo tributário. “A questão fiscal é uma dor para quem empreende. Nós sentimos essa dor e entendemos. Por isso, focamos em trazer soluções que potencializem a produtividade, de forma que o negócio ganhe espaço para crescer. Buscamos esta parceria com a Systax e nos tornamos o primeiro ERP a ter Inteligência Artificial Fiscal, de forma integrada no sistema. Com a Systax, conseguimos gerar valor, segurança dos dados, maior assertividade e antecipação de alterações na legislação vigente.”, diz.

Jerson Prochnow, CEO da Systax, explica a atuação da Systax como parceira. “Nossa principal atividade consiste em acompanhar as mais de 30 publicações diárias de atos legais e normativos, e nossos sistemas aplicam essas informações no monitoramento constante das operações de nossos clientes, avisando o sistema Omie, por exemplo, quando uma determinada mercadoria teve a sua alíquota alterada”, pontua.

“Como o sistema trata tanto os tributos federais (IPI, PIS e COFINS) quanto o ICMS Estadual (com variações como Substituição Tributária, Partilha, Antecipação, etc.), são mais de 160 campos de informações que entregamos ao ERP. Ou seja, a informação é complexa e ‘instável’, já que a legislação muda muito. Daí é que decorrem os erros nas empresas que não conseguem acompanhar tudo isso manualmente”, finaliza o executivo.

Sobre a Omiexperience

Empresa de soluções inovadoras para pequenos e médios empresários que oferece um sistema completo de gestão empresarial na nuvem no Brasil, distribuído para mais de 23 mil clientes em parceria com mais de 13 mil escritórios de contabilidade. Com um software online simples, intuitivo e eficiente, permite melhorar a organização, a performance e o planejamento das PMEs. Inclui funcionalidades para operações diárias de faturamento, fluxo de caixa, impostos, contas a receber, emissão de notas, CRM, além de acesso a crédito facilitado. Lançada em 2013, a Omiexperience apresentou um crescimento médio de 300% ao ano nos últimos três anos. Com sede em São Paulo, possui mais de 110 unidades de franquias em todas as regiões do Brasil e sua meta é triplicar esse alcance em cinco anos. A empresa conquistou o Prêmio Empreendedor de Sucesso 2017 da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, na categoria Alto Impacto – Serviços, Franqueadora 3 Estrelas no Guia de Franchising 2018 e 3ª colocada no Ranking das 100 PMEs que mais crescem no Brasil da Deloitte / Exame. Acesse www.omie.com.br.

Sobre a Systax

A Systax Sistemas Fiscais acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com 18 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Combinam essas regras para gerar e monitorar mais de 1 bilhão de itens dos clientes da Systax. Veja mais: http://www.systax.com.br/.

Facebook
Twitter
LinkedIn