PANDEMIA – Acate lança novo plano para impactar pela tecnologia mais de 10 mil pessoas

Após impactar positivamente mais de 10 mil pessoas com um Plano de Ação contra os efeitos do Covid-19, gerando conteúdo e ações para empresas e startups do ecossistema, a Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, está dando início a uma nova etapa de ação, com quatro iniciativas complementares a sete eixos de atuação. Nesta segunda fase, serão realizadas ações específicas e individualizadas em benefício dos startups mais impactadas pela crise. Até o momento, foram mapeadas 86 empresas que passam por maiores dificuldades, e que por isso, receberão atenção e atendimento direto. Outra iniciativa, o Acate Reconecta, com o apoio da Vertical People Tech, tem o objetivo de conectar as pessoas que foram desligadas recentemente às empresas associadas que estão com vagas abertas. As empresas Enlizt, Vibbra, Geek Hunter e Feedz uniram suas tecnologias para criar essa solução.

Outra ação proposta é a plataforma Vai pro Digital, iniciativa que nasceu em Blumenau a partir da cooperação entre Blusoft – polo regional da Acate na região, ACIB e outras organizações parceiras, que vai apoiar a migração dos pequenos e médios empreendedores para o universo online. As empresas de tecnologia irão oferecer condições especiais, como gratuidades, cursos e descontos em suas soluções, possibilitando o acesso a serviços e ferramentas essenciais para a digitalização. A expectativa agora é expandir essa iniciativa para todo o estado, agregando novos parceiros e empresas associadas.

Também está em andamento o LinkLabReinvent, capitaneada pelo LinkLab, programa que aproxima grandes e médias empresas a startups. O Reinvent inclui workshops, mentoria em transformação digital e co-criação de soluções contra a crise, em três pilares: Inteligência Coletiva, Trilhas de ação e Inovar para a nova realidade. A expectativa é que as corporates troquem experiências e formem parcerias estratégicas entre si e com os startups, com o apoio do time de mentores de Transformação Digital. “Realizamos uma pesquisa com base nos sete eixos – financeiro, trabalhista, tributário, saúde mental & boas práticas, soluções tecnológicas, acesso ao mercado e renegociação com fornecedores – e pelas respostas vimos as principais necessidades para nos guiar nestes próximos passos. Já tivemos muitos resultados positivos na primeira fase, e acredito que iremos continuar fortalecendo nosso ecossistema, que sempre foi colaborativo, com todos unidos para superarmos essa crise”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da Acate.

Em quase um mês de implementação, as iniciativas do Plano de Ação chegaram a mais de 10 mil pessoas. Foram realizados nove webinars pelo canal do youtube, com mais de 2.200 participantes, além de cerca de 4 mil visualizações nos vídeos. Também 48 soluções tecnológicas foram mapeadas para o combate e prevenção ao Coronavírus e apoio na digitalização de empresas: 15 na área da saúde; 11 para apoio no trabalho remoto; 7 para área do varejo e 15 para outras áreas. No Programa de Mentoria, que oferece orientações gratuitas para staturps em dificuldades, 50 mentorias já foram realizadas; 47 mentores foram captados para a rede de apoio e 71 associados foram demandados por mentorias.

A entidade realizou uma pesquisa com perguntas nos sete eixos principais do Plano. Participaram 93 empresas de tecnologia de Santa Catarina de diferentes portes entre os dias 24 de março e 2 de abril. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que, no eixo financeiro, 44% dos entrevistados buscam crédito de até 100 mil; 80% não possuem garantias reais; e 48.8% buscam crédito para capital de giro. O dado aponta a importância do Fundo Garantidor Acate (FGA), lançado no dia 26 de março. Até o dia 17 de abril, 84 associadas já haviam solicitado acesso ao FGA, que poderá alavancar até R$ 9 milhões nesta primeira fase. 76 cartas de aptidão foram encaminhadas para a Sociedade Garantidora de Crédito (SGE), e cinco já foram aprovadas pela SGE e BRDE. Junto a isso, 53 linhas de crédito foram mapeadas para atender as empresas. Além de contribuir com as empresas, poder público e a sociedade no enfrentamento a pandemia, a entidade está flexibilizando o pagamento da taxa associativa; oferecendo desconto no valor dos pagamentos de alguns benefícios; e disponibilizando uma linha de crédito exclusiva para pagamento dos benefícios. A associação está mantendo todos os seus programas estratégicos – Verticais, Miditec, Startlab e Linklab, Grupos de Trabalho – e demais setores  em funcionamento, sendo executados 100% de forma remota. Neste período, também realizou sua primeira assembleia totalmente remota, com alterações no estatuto aprovadas por unanimidade.

 

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