Para Dilma, dados sobre emprego em 2011 são positivos

  A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o mercado de trabalho teve um desempenho "excelente" em 2011 e que o emprego, aliado a aumento da renda dos trabalhadores, é o motor de um crescimento sustentável.

No ano passado foram criados 1.944.560 empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho. Os quase 2 milhões de postos criados ficaram abaixo da estimativa do próprio governo para o ano.

"O mercado de trabalho brasileiro teve um excelente desempenho em 2011", disse a presidente no programa de rádio semanal "Café com a Presidenta".

"Esses resultados são muito positivos, principalmente quando a gente observa o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde uma séria crise econômica gerou estagnação e desemprego."

Dilma citou o comércio, os serviços e a construção civil como as áreas que mais criaram postos de trabalho formais em 2011, ressaltando programas do governo como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida como responsáveis pela criação de empregos.

"O emprego, com aumento do salário e da renda das famílias, é o motor do crescimento sustentável -esse é o segredo do sucesso da economia brasileira. As pessoas melhoram de vida, podem consumir mais; a indústria e o comércio crescem, aumentam o investimento, a produtividade e, assim, construímos um Brasil com mais oportunidades para todos", afirmou a presidente.

Facebook
Twitter
LinkedIn