Parceria entre startup e consultoria traz novidades ao Ecossistema de Inovação

confraria do empreendedor

Trabalhos como os desenvolvidos em conjunto entre Confraria do Empreendedor e IEBT Innovation estimulam a modernização em organizações e colaboram com o crescimento do cenário de inovação no Brasil

Entre as novidades que desenvolvem o ecossistema de inovação estão as parcerias que movimentam ainda mais esse cenário cada vez mais positivo. Uma união de forças inédita foi firmada entre a Confraria do Empreendedor, uma das principais comunidades de empreendedores e empreendedoras no Brasil, e o IEBT –   consultoria de inovação e desenvolvimento de tecnologia que tem o propósito de transformar as organizações e a sociedade por meio da inovação – é um exemplo de ação que gera valor e também resultados de impacto.

Nesta atividade em conjunto, a Confraria do Empreendedor focará em fomentar hubs de empreendedores com sua expertise em gestão de comunidades corporativas. Enquanto isso, o IEBT desenvolverá o planejamento e operação das competências voltadas para inovação e desenvolvimento de negócios. Com isso, ambos colaborarão entre si com foco em gerar resultados concretos para seus clientes.

O objetivo é apoiar no desenvolvimento dos hubs e empresas, na estruturação de processos de inovação, atração de investimentos e na operação com a construção e desenvolvimento de comunidades independente do setor de mercado.

O valor deste trabalho está em impulsionar corporações, startups e pessoas para que promovam a inovação, a cultura empreendedora, o desenvolvimento de novos negócios, a incorporação de soluções tecnológicas em escala e a conexão com os ecossistemas nacionais de inovação.

Exemplo de sucesso

A parceria foi anunciada depois de um período em que ações já foram testadas e implementadas com resultados positivos. Uma delas é o trabalho que está sendo desenvolvido junto ao Hub FIEMG Lab em Minas Gerais, direcionado para a estruturação da gestão de suas comunidades de startups participantes do Programa de Aceleração FIEMG Lab 4.0 e de indústrias parceiras.

A cofundadora da Confraria do Empreendedor e idealizadora do ConfraHub, Natália Lazarini, explica que esse tipo de ação demonstra que criar e desenvolver comunidades realmente são ações que promovem e fomentam a transformação e a inovação em diversos setores. É uma nova forma de se relacionar e gerar negócios com o ecossistema.

“Este trabalho em conjunto entre Confraria do Empreendedor, IEBT e FIEMG Lab é a prova de que inovação e transformação digital podem transitar em diversos setores, inclusive o industrial. A criação de comunidades nesses ambientes são decisivos para o desenvolvimento de novos negócios e a familiarização dos parceiros com os ecossistemas em que fazem parte”, afirma.

Alinhamento de interesses

A parceria entre comunidades de empreendedores e empresas é benéfica para o ecossistema em geral, para a empresa e para a comunidade que está envolvida neste processo. Todos saem ganhando, pois podem contar com uma nova forma de se engajar, se relacionar e trocar experiências e desafios do mercado.

Paulo Vítor Guerra, CEO do IEBT Innovation, afirma que a parceria com a Confraria do Empreendedor é importante para que a empresa esteja conectada a empreendedores e agentes de inovação de grandes empresas,  em um ambiente de trocas de experiências constante.

“É fundamental acompanhar de perto quais são as demandas no cenário do empreendedorismo no contexto em que a transformação digital é uma prioridade. Colaboramos com a construção dos processos que envolvem a digitalização e ao mesmo tempo podemos acompanhar como o cenário está se movimentando. A comunidade com sua diversidade e qualidade de empreendedores são aceleradores de transformação do mercado”.

Para Natália Lazarini, cofundadora da Confraria do Empreendedor, contar com o IEBT Innovation faz com que a Confra possa se inserir em ainda mais cenários dentro do empreendedorismo brasileiro.

“Ao contar com o IEBT como nosso parceiro, podemos conhecer de maneira mais profunda o mercado de inovação e as empresas parceiras, entendendo o que há de mais novo sendo feito e seus desafios. Estamos todos juntos em um ecossistema chamado ‘geração de negócio’ e precisamos colaborar, contribuir e conectar mais para que possamos transformar e inovar constantemente o mercado. A diversidade de perfil de negócio, maturidade financeira, gênero e regionalização são peças-chaves para montar o quebra-cabeça final. E, na nossa comunidade temos uma diversidade fantástica para apoiar na transformação e na geração de valor para corporações, startups e empreendedores. Seja na construção de novos programas de aceleração, eventos e conexões, como criando e desenvolvendo suas próprias comunidades”.

Sobre O IEBT – O IEBT Innovation nasceu da Universidade Federal de Minas Gerais e participou do movimento que colocou Minas Gerais  entre os principais ecossistemas de inovação e tecnologia do país. Está localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) desde a sua fundação. Assim, inovação, tecnologia e pesquisa científica estão no seu DNA.

Nos últimos 12 anos, a empresa desenvolveu e implantou ferramentas e metodologias focadas na gestão da inovação e na estruturação de negócios, produtos e serviços alinhados às mais modernas práticas de empreendedorismo tecnológico do mundo. Além disso, entrega para seus clientes o desenvolvimento de tecnologias digitais, por meio da gestão de equipes altamente qualificadas.

Nessa jornada, o IEBT participou ativamente de mais de 700 projetos de inovação e empreendedorismo, atendeu mais de 500 empresas em programas de transformação digital, avaliou mais de 7 mil startups e promoveu a captação de aproximadamente R$500 milhões em recursos, entre outros resultados. Além disso, está lançando uma plataforma própria para que corporações e hubs gerencimr seus processos de inovação e se relacionem com o ecossistema nacional, a Zing Innovation,

Sobre a Confraria do Empreendedor – Fundada em 2016, a Confraria do Empreendedor surgiu como uma comunidade para troca de experiências entre representantes do ecossistema empreendedor brasileiro. Desde então, desenvolve um trabalho de desenvolver o ecossistema em todo Brasil, expandindo agora para o ecossistema empreendedor de Portugal, onde realizam juntos eventos e diferentes ações para gerar negócios entre empresários brasileiros e portugueses. Junto à Confraria do Empreendedor, foi fundado o ConfraHub, vertical de negócio especializada em criar e desenvolver comunidades para grandes empresas, instituições, associações e governo.

Facebook
Twitter
LinkedIn